Marcos Vin?cioas Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Esporte: Valores culturais |
Vivenciar diferentes formas de passar a bola, atrav?s de passes curtos, longos, com saltos e frontais;
Experimentar diferentes formas de salto; com as duas pernas, com apenas uma perna, parado, em progress?o, com giro no ar;
Elaborar formas de interceptar os passes e marcar os advers?rios;
Desenvolver estrat?gias de trabalho em grupo nas atividades propostas e;
Cooperar com os colegas e com o professor respeitando as regras e fun??es determinadas nas tarefas.
Nesta aula os alunos precisam dominar minimamente o fundamento dom?nio / manipula??o da bola e os passes curtos, longos e frontais
Caro professor o esporte, assim como a gin?stica, as lutas, as dan?as e os jogos populares fazem parte da cultura corporal de movimento, s?o elementos culturais que est?o presentes na sociedade e vem sendo transmitidos atrav?s das gera??es, por isso tem uma significativa relev?ncia cultural na sociedade moderna. Os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs) da disciplina educa??o f?sica, documento que serve de eixo norteador para a elabora??o dos curr?culos escolares apresentam o tema esporte como um dos elementos de significativa import?ncia para ser desenvolvido nas aulas de educa??o f?sica.
O tema desta aula est? relacionado ao ensino e a aprendizagem do esporte handebol, por?m ao trabalharmos com o handebol na escola precisamos dar a ele um trato pedag?gico, ou seja, estruturar este processo de ensino e aprendizagem de forma que facilite a assimila??o deste conhecimento pelos alunos. Nos jogos pr?-esportivos as adapta??es podem ser feitas em rela??o ao espa?o de jogo; ao n?mero de participantes; ao n?mero de implementos (bolas); a quantidade de alvos ou metas e as regras. Estas adapta??es feitas servem para que os alunos tenham maiores possibilidades de participar efetivamente da atividade; estimular o jogo coletivo (em oposi??o ao individualismo); tornar o jogo mais f?cil de ser compreendido; diminuir o n?vel de exig?ncia em rela??o as habilidades motoras. A proposta apresentada nesta aula de trabalhar com os jogos pr?-esportivos, assim como em qualquer outra atividade desenvolvida na escola, n?o deve ter como objetivo final, apenas transmitir conhecimentos espec?ficos de cada uma das disciplinas, ? preciso que os alunos que participarem desta aula levem com eles outros conhecimentos, no caso dos jogos pr?-esportivos al?m de aprenderem os fundamentos b?sicos do esporte handebol, podem aprender tamb?m a trabalhar em equipe, criar estrat?gias individuais e coletivas para a resolu??o dos problemas apresentados, solidariedade e inclus?o.
Iniciando as atividades: Caro professor, inicie a atividade formando dois grupos mistos (meninos e meninas) com os alunos, estes grupos jogar?o em contra o outro por todo o espa?o da quadra.
As atividades propostas s?o: o "jogo da ponte a?rea" e o jogo "bola nos cantos".
Atividade I - A atividade ser? o "jogo da ponte a?rea", neste jogo ? preciso que dois quadrados ? do tamanho de duas tabelas de basquete ? sejam desenhados no ch?o da quadra um em cada metade dela.
O objetivo do jogo ? fazer com os alunos passem a bola entre si de forma que um deles possa receb?-la no ar, pulando de fora da ?rea do quadrado, e caindo com a bola nas m?os dentro do quadrado, marcando um ponto para sua equipe. O aluno obrigatoriamente tem que receber a bola no ar ? n?o pode estar com nenhum dos p?s em contato com o solo ? para que o ponto seja v?lido. Na fase de v?o o aluno pode receber a bola na ?rea do quadrado. N?o permita que os alunos corram com a bola nas m?os, a bola deve circular pela quadra atrav?s de passe ou atrav?s de dribles consecutivos realizados por um aluno em deslocamento, n?o vale driblar (quicar) a bola parado. N?o ? permitido segurar, agarrar, empurrar os colegas. Tamb?m n?o ? permitido deslocar o colega que est? saltando ou em fase de v?o. Pergunte aos alunos se desejam criar algum tipo de penalidade para esse caso espec?fico, e qual seria a proposta deles.
Atividade II -A segunda atividade realizada ser? a "bola nos cantos": neste jogo cada equipe tem tr?s quadrados ? do tamanho de uma tabela de bas quete ? em cada quadrado deve ficar um jogador da equipe, a distribui??o dos seis quadrados pela quadra fica a crit?rio do professor. Os times devem passar a bola entre os seus componentes e faz?-la chegar aos jogadores que est?o dentro do quadrado, marcando assim, um ponto para sua equipe. A bola deve circular somente atrav?s de passes, n?o ? permitido driblar a bola nem correr com ela nas m?os. Enquanto uma equipe est? com a posse de bola, a outra equipe deve tentar recuper?-la atrav?s da intercepta??o dos passes, n?o permita que os alunos recuperem a bola para o seu grupo tirando a bola das m?os do colega, se isso acontecer uma falta deve ser marcada e cobrada atrav?s de um passe para um colega do time, do local em que a falta ocorreu.
Dica I - Os dois jogos dever?o ser disputados em dois tempos de seis minutos, no intervalo entre os tempos, estimule os alunos a conversarem sobre o jogo e a criar estrat?gias de ataque e defesa. ? importante valorizar a cria??o de novas estrat?gias pelos alunos, em especial, os debates ficam mais ricos de propostas e solu??es;
Dica II - Professor, um dos principais objetivos da aula ? estimular a participa??o efetiva de todos os alunos no jogo, uma boa estrat?gia pode ser a inclus?o de mais uma ou duas bolas em cada jogo, dessa forma possibilitando que os alun os tenham mais chances de trocar passes com seus companheiros de equipe;
Dica III -Professor,assista ao v?deo de uma aula de educa??o f?sica escolar, onde os alunos executam diversas formas de passes no jogo de handebol.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=a_m1avC6QSY
Finalizando a aula: Caro Professor, selecione de 5 a 10 minutos do final da aula para propor um desafio aos alunos: que eles executem e recepcionem passes das formas mais variadas e criativas que puderem. Em geral, s?o chamados de "freestyles". Pe?a-os que avaliem quem s?o aqueles alunos que est?o ousando na cria??o dessa atividade.
ROSSETTO JUNIOR, A.J.; D`ANGELO, F.L.; COSTA, C.M. Pr?ticas pedag?gicas reflexivas em esporte educacional: unidade did?tica como instrumento de ensino e aprendizagem. S?o Paulo: Phorte, 2008.
V?deo:
Pe?a para os alunos realizarem uma auto-avalia??o das suas participa??es nos dois jogos levando em considera??o quest?es como: a sua motiva??o durante a aula, a sua rela??o com os advers?rios, a sua colabora??o com os colegas de equipe, o respeito ?s regras e a rela??o com o mediador / ?rbitro da partida e a criatividade em rela??o ao momento dos arremessos.