Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Atividades r?tmicas e expressivas |
Compreender a dan?a enquanto meio de express?o corporal; identificar as dan?as pertencentes ? cultura brasileira.
Hist?rico do Forr?:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm
Hist?rico do samba:
http://www.suapesquisa.com/samba/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
Hist?rico do Ax?:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical%29
Hist?rico do Sertanejo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja
Vivenciando algumas dan?as nacionais
Vivenciar as dan?as relacionadas anteriormente (forr?,samba,frevo,ax?,sertanejo), relacionando os movimentos mais marcantes com seu hist?rico(abordado na atividade anterior.
Sugest?o:
Forr?-"festa,bagun?a": dan?a com movimenta??o marcante dos p?s que s?o arrastados pelo ch?o.Dan?ado em duplas.
Samba-carnaval:quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimenta??o dos p?s, heran?a da contribui??o da cultura africana, que convida a dan?ar.
Frevo-mistura de dan?a e capoeira: ritmo acelerado pernambucano, com movimenta??o forte trazida pela simula??o de golpes da capoeira (transformados em dan?a).
Ax?-sauda??o,alegria:grande movimenta??o dos bra?os, que s?o jogados para o alto, simulando uma sauda??o.
Sertanejo-ingenuidade do sert?o: movimentos simples,executados em dupla, que demonstram a inoc?ncia da dan?a nascida dos sentimentos do homem do campo.
(aprox.20 min.)
Colocar numa sacola v?rios papeizinhos com nomes dos diversos ritmos nacionais estudados anteriormente. Escolher um aluno para pegar um dos pap?is da sacola e dan?ar o ritmo sorteado para que o restante da turma adivinhe. Proporcionar a todos o papel de ?dan?arino da vez?.