Portal do Professor

Início do Conteúdo

Diferentes aspectos culturais da dan?a

Autor e Co-autor(es)

Fab?ola Pedroza Vieira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender a dan?a enquanto meio de express?o corporal; identificar as dan?as pertencentes ? cultura brasileira.

Duração das atividades

2 aulas de 50 min-100 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A rela??o entre ritmo e movimento.

Estratégias e recursos da aula

Hist?rico do Forr?:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/forro.htm

Hist?rico do samba:

http://www.suapesquisa.com/samba/

Hist?rico do Frevo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo

Hist?rico do Ax?:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ax%C3%A9_%28g%C3%AAnero_musical%29

Hist?rico do Sertanejo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

Atividade 4

Vivenciando algumas dan?as nacionais

Vivenciar as dan?as relacionadas anteriormente (forr?,samba,frevo,ax?,sertanejo), relacionando os movimentos mais marcantes com seu hist?rico(abordado na atividade anterior.

 Sugest?o:

Forr?-"festa,bagun?a": dan?a com movimenta??o marcante dos p?s que s?o arrastados pelo ch?o.Dan?ado em duplas. 

Samba-carnaval:quebrado intenso de quadris sincronizado com a movimenta??o dos p?s, heran?a da contribui??o da cultura africana, que convida a dan?ar.

Frevo-mistura de dan?a e capoeira: ritmo acelerado pernambucano, com movimenta??o forte trazida pela simula??o de golpes da capoeira (transformados em dan?a).

Ax?-sauda??o,alegria:grande movimenta??o dos bra?os, que s?o jogados para o alto, simulando uma sauda??o. 

Sertanejo-ingenuidade do sert?o: movimentos simples,executados em dupla, que demonstram a inoc?ncia da dan?a nascida dos sentimentos do homem do campo.

(aprox.20 min.)

Avaliação

Colocar numa sacola v?rios papeizinhos com nomes dos diversos ritmos nacionais estudados anteriormente. Escolher um  aluno para pegar um dos pap?is da sacola e dan?ar o ritmo sorteado para que o restante da turma adivinhe. Proporcionar a todos o papel de ?dan?arino da vez?.