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Compreendendo a estrutura do gênero receita culinária

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andrëa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno terá oportunidade de se apropriar do gênero receitas culinárias, através de atividades de fixação, adquirindo, cada vez mais, familiaridade com esse texto

Duração das atividades

Mais ou menos duas aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno já tenha sido apresentado ao gênero receitas e que já tenha compreendido as singularidades desse texto.
Será necessário, ainda, que ele tenha a noção matemática de dobro para realização da atividade proposta.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1
Apresentar a receita escrita de

 amendoim doce para que os alunos leiam e colem no caderno:

                                                   Amendoim doce

Ingredientes:
1Kg de amendoim sem casca
2 xícaras de açúcar (chá)
3 colheres de Toddy ou Nescau
1 colher de sopa de água

Modo de fazer:
Misture todos os ingredientes, deixando por último a água. Colocar num tabuleiro e colocar para torrar no forno.

Essa receita não contém a parte do rendimento, dessa forma, o professor, proporá a seguinte atividade (no caderno)
- Responda:
* Qual é a parte da receita que está faltando?
* Invente um rendimento para essa receita. (Ressaltar que cada receita tem um rendimento apropriado, por exemplo: a receita de uma vitamina tem rendimento em litros, não em pedaços ou porções, como na receita do amendoim).

Momento 2

Entregar a receita do bolo de fubá com coco, para que os alunos leiam e colem no caderno

                                                                                        Bolo de fubá com coco
Ingredientes:
4 ovos
3 xícaras de chá de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de leite
9 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento
2 xícaras (chá) de coco ralado

Modo de fazer:
Bater todos os ingredientes numa tigela grande e levar ao forno para assar em forma untada e polvilhada.

Rendimento:
20 pedaços

Em seguida, problematizar no quadro negro:
* Mamãe quer fazer 2 bolos. Quais ingredientes ela irá precisar? (Nessa atividade, os alunos terão que copiar os ingredientes, dobrando a receita).

Momento 3

Atividade de reorganização das partes de uma receita. O professor deverá entregar a receita do suco de laranja com cenoura, recortada em partes e desorganizada, para que eles colem no caderno na ordem em que normalmente aparecem. (Título, ingredientes, modo de fazer e rendimento)

                                                                   Suco de laranja com cenoura
Ingredientes:
3 cenouras
6 laranjas
Açúcar a gosto

Modo de fazer:
Corte as cenouras em pedaços pequenos. Corte as laranjas ao meio.
Esprema as laranjas. Bata tudo no liquidificado e coloque açúcar a gosto.
Sirva gelado.
Rendimento:
Meio Litro

Avaliação

A professora deixará os alunos realizarem as atividades propostas individualmente, corrigindo-as, em seguida, para avaliar a aprendizagem dos alunos, bem como suas dificuldades.

Durante a avaliação a professora deverá observar se o aluno está estruturando corretamente a receita, seguindo os passos: título, ingredientes, modo de fazer, rendimento.