Portal do Professor

Início do Conteúdo

Diálogo entre as ciências

Autor e Co-autor(es)

Adriana Monferrari Amorim imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como aplicar o método sociológico a outras disciplinas a fim de enriquecer o conhecimento, otimizando o estudo.

Duração das atividades

01 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre o método e a interdisciplinaridade das Ciências Sociais

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

A sugestão aqui é propor aos alunos que observem os mapas a seguir, relacionando cada região do Brasil à localização de cada Estado

Depois de visualizar o mapa o professor poderá levantar as seguintes questões a serem respondidas oralmente pelos alunos, a fim de dar dinâmica à aula:
Qual é a base primordial de sustentação das sociedades brasileiras? (Dentre as respostas ressaltar aquela que se aproximar do tema agricultura ou trabalho)
Quais são os problemas sociais relacionados à agricultura desde a colonização do Brasil? (Dar ênfase às respostas sobre a questão da fome ou da má distribuição de terras)
Na sua opinião, a produção de alimentos é maior ou menor que o seu consumo? (Apontar a resposta correta: maior)
Se a produção é maior que o consumo, por que ainda persiste o problema da fome no mundo? (Dar orientações, depois das respostas, sobre o problema da má distribuição da produção de alimentos relacionando-o com as vantagens e desvantagens do CAPITALISMO e o pensamento de Karl Marx)


Atividade 2

Apresentar para os alunos o vídeo:

Aula 3 – Geografia – Yomar Seixas

Disponível em: www.youtube.com/watch?v=N3Dt4eSlFpc

Após a exibição do vídeo, o professor promover um debate sobre:

• as leis que regem a distribuição de terras no Brasil e o que isso tem a ver com os movimentos sociais como: o Movimento dos Sem-Terra, Movimento dos Sem-Teto e a miséria em determinadas regiões do Brasil que provoca o movimento de migração;
• As propostas de lei que são votadas no Congresso a respeito da Reforma Agrária e o que mudou desde o início do período colonial.

Exponha no quadro as conclusões do debate, para que todos vejam e se manifestem a respeito.

 Referências:

Fonte eletrônica (mapas):

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/2f/Agricultura_no_Brasil_legenda.png/250px-Agricultura_no_Brasil_legenda.png

http://www.blumar.com.br/novo_site/maps/brasil/mapa_brasil.gif

Avaliação

Distribuir uma folha, em que deva constar nome e data, para cada aluno, antes da exibição do vídeo para que eles possam anotar em forma de tópicos, esquema ou parágrafos: as dúvidas, opiniões e/ou sugestões sobre o tema exposto no vídeo. Recolher os textos. Isto servirá para analisar e avaliar o tipo de abordagem feita pelos alunos. Ou seja, até que ponto as informações foram apreendidas e relacionadas com o conhecimento pré-adquirido pelo aluno, bem como o nível de interesse do assunto.