Jos? Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Compreender como a m?dia divulga a viol?ncia e como esta divulga??o ? realizada em rela??o as lutas. Distinguir o que se caracteriza como viol?ncia no esporte das lutas regidas por regras. Entender diferentes formas de viol?ncia e relacionar a influ?ncia da m?dia (desenhos, filmes) com o comportamento e relacionamento entre os alunos.
O professor dever? antes dessa aula, desenvolver os conte?dos da aula com t?tulo de ?Lutas ou jogos de oposi??o? e ?Lutas, Jogos de Oposi??o e a Viol?ncia?.
links para estudo:
http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadoras/historia.htm
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-das-lutas-e-artes-marciais
Jogo da imob iliza??o: em duplas agachadas, um aluno colocar? as m?os nos ombros dos outros. Tentar deixar o colega com as costas no ch?o por 25 segundos, seguindo algumas regras como: n?o usar de brutalidade, unhada, arranh?es, socos ou chutes.
Terminar as atividades falando aos alunos sobre a import?ncia de um senso cr?tico diante de informa??es, notici?rios mostrados pela m?dia, para que eles possam entender e diferenciar o que ? briga, viol?ncia e lutas de forma consciente.
Ao final, o professor dever? avaliar se a turma conseguiu compreender o conte?do da aula, verificando oralmente se distinguem viol?ncia, de lutas com regras, e se compreendem como a m?dia divulga a viol?ncia e o esporte.