Portal do Professor

Início do Conteúdo

Problemas com o mouse? Experimente a atividade no Paint Brush

Autor e Co-autor(es)

Inaja Marcia de Almeida Dias imagem do usuário

SAO PAULO - SP LUMIAR INTERNACIONAL ESCOLA

Karin Patricia da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

•Experenciar as técnicas pintura criada por Max Ernst e desenvolvida por Jackson Pollock (dripping – gotejamento). •Conhecer a obra do pintor Jackson Pollock. •Realizar pesquisas pela Internet. •Desenvolver habilidades no manuseio do mouse.

Duração das atividades

•Atividade na sala de informática (três aulas de 50 minutos) •Atividades na sala de aula (duas aulas de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Arte Contemporânea Expressionismo Abstrato. •Conhecimentos básicos do funcionamento do programa Paint Brush.

Estratégias e recursos da aula

 

Sala de aula


• Apresente aos alunos a proposta de conhecer um pouco da obra Jackson Pollock e as influências que ele sofreu do cubismo de Pablo Picasso e das técnicas de Max Ernst (dripping). Dê informações sobre:
• A biografia do autor.
• Contextualize o momento histórico que viveu.
• Caracterize o Cubismo e o Expressionismo.


Sala de Informática


• Acesse no site www.youtube.com/watch?v=CrVE-WQBcYQ (o pintor realizando uma de suas obras). Comente a técnica por ele utilizada. A atividade fica melhor sem o áudio.
• Abra o programa Paint Bruch. Crie um clima colocando uma musica suave, reduza a luminosidade da sala. Solicite os alunos com o auxílio do pincel (com fundo de tela branco) ou a borracha (com fundo de tela colorido), que realize o desenho cego. Convide-os a sentirem com o uso do mouse as mesmas sensações que o artista experimentou com o uso pincel e tinta. Se o fundo de tela for branco, com o uso do balde, preencher com cores os espaços limitados pelos riscos criados. Os alunos poderão ainda realizar alguns testes com a ferramenta Spray.
• Após o desenho no Paint Brush peça que os alunos acessem no site WWW.Google.com.br , em imagens, algumas obras do autor. Proponha que compare suas produções com as do pintor. Registre as opiniões e sensações experimentadas por cada aluno no prórpio programa. Com o uso do projetor exponha as produções e os comentários.
 

Recursos Complementares

•Filme Pollock de 122 minutos estrelado por Ed Harris – censura 12 anos.

Avaliação

•Relatos escritos da experiência com os desenhos. •Capacidade de releitura das obras originais. •Habilidade e coordenação no uso do mouse. •Produção de um pequeno texto sobre o contexto histórico em que as obras foram criadas.