Portal do Professor

Início do Conteúdo

Lutas e os Movimentos Gerais

Autor e Co-autor(es)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as lutas, e contemplar movimentos que trataremos de movimentos gerais, como: golpes, desequilíbrio e imobilizações, que estão presentes em quase todas as formas de lutas, mas como execuções diferentes.

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 (uma) aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá fazer um estudo para conhecer o universo das lutas.

Links para estudo:

http://members.fortunecity.co.uk/lutasamadora/historia.htm

http://www.olimpiadas.etc.br/historidas-lutaseartesmarciais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Artes_marciais

O professor deverá aplicar em seus alunos, os planos de aula com título de “Lutas ou jogos de oposição”, “Lutas, Jogos de Oposição e a Violência” e “Lutas e a influência da mídia no universo da violência”.

Estratégias e recursos da aula

Espaço para aulas da Educação Física.

Atividade 1

Para execução deste plano de aula, o professor precisará de colchões, tatames, ou um espaço gramado.

Em duplas os alunos agachados de braços esticados e mãos entrelaçadas, tentarão desequilibrar o oponente até tocar bumbum no solo. Nesta atividade também pode dividir a turma em equipes.

Atividade 2

Em duplas, com as mãos nos ombros ou braços do oponente, tentar derrubar somente desequilibrando, usando o peso do adversário (colega), não vale qualquer golpe.

Ter cuidado com: arranhões ou qualquer brutalidade. Sugiro pedir que os alunos retirem relógios, pulseiras, cordões, brincos, etc.

Esta atividade também pode ser realizada em duplas ou equipes, o professor deverá tentar equiparar os alunos, por altura, peso e força. A segurança dos alunos é muito importante para realização da atividade.

Exemplos de desequilibrio:

undefined

http://juizdeforaonline.files.wordpress.com/2009/03/lohane1.jpg

Atividade 3

Linha quente: Colocar uma pessoa no meio da sala (em quadra irá requerer mais pessoas, dependendo do tamanho do local). Os alunos tentarão passar de um lado para o outro da sala sem ser pego pelo guardião que está no meio (uma linha demarcada ou imaginária onde o guardião pode se deslocar). Quando um aluno for pego ajudará o guardião.

Ao finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos, informando que todas as lutas tem suas técnicas e estas são treinadas durante muito tempo para serem executadas, a aula possibilitou aos alunos conhecerem uma pequena parte do universo das lut as.

Recursos Complementares

fotos no plano

Avaliação

Ao final, o professor deverá avaliar se a turma conseguiu compreender o conteúdo da aula durante as atividades propostas. Verificar se identificaram como podem conseguir desequilibrar o outro em um jogo de lutas, se identificaram quando estão se defendendo ou atacando o opositor.

As atitudes dos alunos em relação à violência e respeito ao colega durante as atividades mostram também se a aula atingiu seu objetivo.

Verificar se diferenciam o uso das técnicas, de outros elementos como: força, peso e altura, discutindo o uso desses elementos na luta. Questões podem ser levantadas como: é o mais forte que consegue vencer este tipo de luta proposto? e o mais alto? Por quê? Onde entra a técnica? é necessário a violência?