Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Os alunos irão aprender sobre a Revolução Industrial: -por que ela teve início na Inglaterra; -quais as suas consequências sócio-econômicas e culturais. Percebendo-a como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento econômico e social.
INTRODUÇÃO:
É importante destacar que a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea. A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.
DESENVOLVIMENTO:
No laboratório de informática, divida a turma em quatro gupos.
Cada grupo ficará responsável por um dos tópicos abaixo:
Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a seguir. Durante a pesquisa nos links os alunos vão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após a coleta dos dados eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de reportagens para serem colocados no Jornal Mural.
http://www.suapesquisa.com/industrial/
http://www.webartigos.com/articles/3703/1/revolucao-industrial-na-inglaterra/pagina1.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php
A partir do que foi coletado nas pesquisas os alunos farão um Jornal Mural:
1º Passo: Se a escola tiver um espaço adequado para exposição de trabalhos o jornal pode ser montado diretamente ali. Caso não e xista esse espaço utilize cartolinas, que podem ser coladas para que o tamanho fique maior.
2º Passo: Os alunos farão uma manchete para o Jornal Mural, que será dividido em quatro partes, relativas aos tópicos e com imagens de cada tema. Cada grupo é responsável pela montagem de sua parte. Mas é importante que todos trabalhem juntos, revezando as atividades.
Fábricas inglesas no século XVIII.
CONCLUSÃO:
A partir do Jornal Mural, faça uma ligação entre o surgimento do proletariado e a situação dos trabalhadores atuais.
Utilizando o texto 'Desemprego entre jovens é 3,2 vezes maior que entre adultos', encontrado no link abaixo, os alunos irão buscar caractrísticas como:
-as mudanças ocorridas no mundo do trabalho;
-o desemprego.
Os grupos devem apresentar para a turma os resultados das pesquisas utilizando o Jornal Mural e o texto, cada ponto será debatido entre os alunos, para que os conhecimentos sejam socializados entre eles.