Regina C?lia Martins Salom?o Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
1.Interpretar o poema Convite de Paulo Paes.
2. Desenvolver estrat?gias de leitura de poemas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre conceitos como poesia, poeta e linguagem po?tica.
4. Identificar a import?ncia do uso da linguagem figurativa, no processo de interpreta??o de poemas.
5. Estabelecer rela??es entre imagens e textos po?ticos.
1. Saber que o poema ? um discurso, atrav?s do qual o poeta pode apresentar conceitos.
2. Identificar imagens e express?es figurativas.
3. Conhecimentos b?sicos sobre a linguagem liter?ria.
4. Ler poemas e atribuir sentidos a express?es metaf?ricas
5. Identificar argumentos em um texto.
? Poesia
? brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pi?o?
2.2. Com base na compreens?o do poema, podemos perceber que ?A leitura de poesias ? uma brincadeira mais interessante do que a de brincar de pi?o.? Escreva os argumentos usados pelo poeta para defender esta id?ia.
2.3. Encontre exemplos de met?fora e compara??o.
2.4. Escolha um exemplo de met?fora e um de compara??o e explique em poucas palavras o sentido de cada uma das figuras de linguagem.
2.5. Por que as palavras n?o se gastam de tanto brincar, como acontece com a bola, por exemplo?
2.6. Para o poeta a palavra ? como a ?gua que est? sempre nova. O que o poeta estaria nos dizendo ao fazer esta afirma??o? Justifique a sua resposta.
2.7. Para manter a id?ia de que a palavra, a poesia e a ?gua est?o sempre novas, o poeta cria uma met?fora. Identifique-a e explique o sentido que esta met?fora adquire neste poema.
Os alunos poder?o fazer um relato escrito sobre suas reflex?es e conclus?es a respeito do que aprenderam durante as aulas sobre o processo de produ??o e de leitura de poesias. Os alunos poder?o, tamb?m, serem solicitados a apresentar, em slides ou desenhos, uma nova leitura do poema "Convite" de Paulo Paes.A interpreta??o do poema deve ser apresentada para os colegas e pode ser organizada a partir da utiliza??o de recursos visuais e sonoros. A declama??o do poema tamb?m pode ser uma forma de interpretar.