Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escrevendo com Clarice Lispector

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipações e interpretações durante uma leitura; discutir diferentes interpretações; identificar o estilo de um autor; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral; desenvolver habilidades para revisão de textos; desenvolver a capacidade de argumentação; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faça um levantamento sobre o que os alunos sabem a respeito sobre processadores de texto e seus recursos, bem como sobre ferramentas de produção de texto na Internet. Essas informações podem ser interessantes para a organização dos agrupamentos e usos de ferramentas na etapa de produção textual.

Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa:
Discutindo Felicidade Clandestina....
Pergunte aos seus alunos se já tiveram algum objeto de desejo, algo que queriam muito e que alguém conhecido o tivesse. Instigue-os a detalhar o que desejavam. Motive-os, assim, a ouvir o conto Felicidade Clandestina, informando-lhes que é uma obra de Clarice Lispector, baseada em memórias de infância sobre algo que ela também desejava muito...

Apresente, então, o 1º. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector
 


 




Estimule as interpretações. É importante que entendam que na discussão de um texto literário não existem respostas certas ou únicas. Para promover e ampliar o debate, estimule-os comentar sobre personagens, sobre os pensamentos e sentimentos do narrador: em que voz fala o narrador? O que caracteriza as personagens? Que recursos da língua o narrador usou para descrevê-las? É interessante conversar sobre como uma descrição pode causar impacto no leitor e como Clarice Lispector optou por descrever detalhadamente o pensamento da personagem, mais do que descrever os fatos no trecho inicial do conto. E mais: incentive-os a fazer antecipações e inferências: o que o título sugere que vai acontecer no conto? Quais palavras são desconhecidas no texto? É possível ter uma idéia do que significam lendo o parágrafo em que estão inseridas?

É interessante que os alunos recebam cópias do trecho ouvido, para que, com o texto em mãos, sejam provocados a trocarem as impressões.
A fonte original está em: Lispector, Clarice. Felicidade Clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. Você encontra também o conto disponível na Internet. Exemplo : http://www.apetesp.com.br/cursos/obras/livros/classicos/clarisse%20lispector/Clarice%20Lispector%20-%20Felicidade%20clandestina.doc

Durante as discussões, estimule que todos os comentários sejam exempli ficados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” Enfim, provoque seu s alunos a comentarem o conto colocando em jogo seus conhecimentos prévios, fazendo antecipações a respeito dos fatos que ainda virão na segunda parte do texto e buscando indícios para validar suas interpretações.

Desafie-os, então, a criar um desfecho para a história antes de ouvirem a segunda parte do conto.

2ª. Etapa:
Produzindo textos colaborativamente...
Os alunos devem ser organizados em trios ou quartetos para produção de um texto colaborativamente. Peça que façam uma síntese das principais idéias e, em consenso, definam qual será o final da história. Devem então fazer um planejamento do enredo, listando os principais tópicos que irão compor o texto e guiarão a escrita. Lembre-os que devem garantir a coerência do discurso. A produção do texto será iniciada no horário de aula usando os computadores da escola e poderá ter continuidade fora dela.

Para a produção colaborativa é possível utilizar ferramentas gratuitas disponíveis na Internet tais como:
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/725/imagens/google.JPG

Google docs: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/725/imagens/equitext.JPG

EquiText: http://equitext.pgie.ufrgs.br/



Todas as modificações que são feitas usando esses processadores de texto on line ficam guardadas num histórico, podendo-se resgatar o processo de construção.

Escolha uma das ferramentas, oriente-os no processo de cadastro e mãos à obra! Lembre seus alunos que precisarão negociar a eliminação ou alteração do texto até chegarem à versão final.

D urante o processo, deixe anotações nos textos dos grupos, provocando-os a incrementar trechos, detalhar impressões e pensamentos como fez Clarice Lispector em sua obra. Incentive-os o tempo todo a trocarem de papéis: escritores, revisores e leitores.

3ª. Etapa:
Revisando textos...
Durante a fase inicial da produção do texto os alunos preocupam-se com o que dizer e como dizer. Na próxima etapa, devem ser orientados a fazer correções, observar a concordância e a ortografia. Oriente-os a usar os corretores dos próprios processadores de texto e pesquisar em dicionários ou livros sobre gramática os casos sobre os quais tiverem dúvidas.

4ª. Etapa:
Apreciando textos de Clarice, de Marcos, Luana, José...
Apresente o 2º. Episódio do programa Categorias Literárias, exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa, com o conto "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector


 





Provoque comentários: surpresa com a reação da personagem? Depois de conhecer o texto inteiro, o que o título nos diz sobre o conto?

Finalmente, promova a socialização das produções dos alunos on line, impressas ou em arquivos de áudio:

É possível utilizar o projetor multimídia caso queiram fazer a socialização das produções em leitura compartilhada

É possível socializar a produção em áudio, assim como ouviram o original de Clarice Lispector. Para isso podem usar a ferramenta de gravação de áudio do Windows. Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/725/imagens/gravador.jpg


Após gravação usando um microfone, peça que salvem os arquivos com o título do episódio em uma pasta previamente combinada.

 

Sugestões:
Crie uma página com links para todos os arquivos em áudio, incluindo os episódios originais de Felicidade Clandestina, usando o Power Point para a socialização

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/725/imagens/Slide1.JPG

 

 

ou façam Podcasts: publiquem os arquivos em áudio gravados em MP3 na Internet !



 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
A descoberta do conto: felicidade clandestina: parte 2 [Categorias Literárias] Áudio

Recursos Complementares

Saiba mais... sobre Clarice Lispector acessando http://www.claricelispector.com.br/ sobre as possibilidades das páginas para produção colaborativa de textos em: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour2.html e http://www.tise.cl/archivos/tise2003/software/software_equitext.pdf sobre apresentações em Power Point: http://office.microsoft.com/pt-pt/powerpoint/HA101942822070.aspx sobre Podcasts: http://www.podbrasil.com.br/oquee/comofazer.php

Avaliação

Observe se durante as etapas os alunos discutem as diferentes interpretações e desenvolvem suas argumentações. Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos trios ou quartetos sobre a produção de texto colaborativamente. É importante verificar também se no texto final dos grupos há inclusão de elementos discutidos no processo de revisão. Enfim, observe quantos e quais alunos se envolveram como leitores, escritores e revisores .