Gl?ria Maria de Oliveira Soymara Vieira Emili?o
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Atrav?s do est?mulo dos ?rg?os dos sentidos, em especial do olfato, e contando com a curiosidade das crian?as e o prazer da descoberta, nesta proposta, os alunos devem aprender a utilizar outros sentidos, e n?o apenas o da vis?o, para perceber o mundo.
Com esse est?mulo, espera-se que os alunos sintam-se mais motivados no registro das frutas, ajudando a tornar estes voc?bulos est?veis para a turma e ampliando o repert?rio de palavras conhecidas para que, com elas, tenham cada vez mais elementos para a constru??o da escrita.
Os alunos devem ter em sala uma lista de frutas para que possam consultar a escrita das mesmas (lista da aula 1), caso sintam necessidade e, j? terem incorporado a pr?tica de buscar, atrav?s de estrat?gias pr?prias de leitura, o reconhecimento das palavras que desejarem encontrar.
Os alunos far?o esta escrita consultando a lista de frutas feita na aula 1, que ficar? por um tempo exposta na sala, Quem n?o fizer a aula 1 poder? somente fazer a lista de frutas e deixar na sala, em lugar vis?vel.
Depois de todos escreverem, a professora abrir? os potes e mostrar? as frutas Os alunos dever?o verificar se descobriram que fruta estava em que pote. A professora escrever? no quadro o nome das frutas, pedindo que os alunos comparem a sua pr?pria escrita com a da professora.
A avalia??o acontecer? durante todo o processo da aula, observando a participa??o de cada aluno, o interesse pela atividade, as estrat?gias que utilizam para escrever e ler.
A avalia??o formativa ser? a escrita de cada crian?a, na folha a ser preenchida com o nome das frutas e, a capacidade de observa??o e acompanhamento da escrita da crian?a com a escrita da professora em rela??o as quatro frutas.