Portal do Professor

Início do Conteúdo

AGU?ANDO OS SENTIDOS ? PR?TICAS ALFABETIZADORAS

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Gl?ria Maria de Oliveira Soymara Vieira Emili?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s do est?mulo dos ?rg?os dos sentidos, em especial do olfato, e contando com a curiosidade das crian?as e o prazer da descoberta, nesta proposta, os alunos devem aprender a utilizar outros sentidos, e n?o apenas o da vis?o, para perceber o mundo.

Com esse est?mulo, espera-se que os alunos sintam-se mais motivados no registro das frutas, ajudando a tornar estes voc?bulos est?veis para a turma e ampliando o repert?rio de palavras conhecidas para que, com elas, tenham cada vez mais elementos para a constru??o da escrita.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter em sala uma lista de frutas para que possam consultar a escrita das mesmas (lista da aula 1), caso sintam necessidade e, j? terem incorporado a pr?tica de buscar, atrav?s de estrat?gias pr?prias de leitura, o reconhecimento das palavras que desejarem encontrar.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos far?o esta escrita consultando a lista de frutas feita na aula 1, que ficar? por um tempo exposta na sala, Quem n?o fizer a aula 1 poder? somente fazer a lista de frutas e deixar na sala, em lugar vis?vel.

Depois de todos escreverem, a professora abrir? os potes e mostrar? as frutas  Os alunos dever?o verificar se descobriram que fruta estava em que pote. A professora escrever? no quadro o nome das frutas, pedindo que os alunos comparem a sua pr?pria escrita com a da professora.

Avaliação

A avalia??o acontecer? durante todo o processo da aula, observando a participa??o de cada aluno, o interesse pela atividade, as estrat?gias que utilizam para escrever e ler.

A avalia??o formativa ser? a escrita de cada crian?a, na folha a ser preenchida com o nome das frutas e, a capacidade de observa??o e acompanhamento da escrita da crian?a com a escrita da professora em rela??o as quatro frutas.