Portal do Professor

Início do Conteúdo

ATIVIDADES EM DUPLAS: UMA PROPOSTA ENRIQUECEDORA

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Glória Maria Oliveira Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o nome das frutas. 

Refletir e avançar na construção da escrita.

Esta atividade favorece a reflexão sobre a escrita em todos os níveis de alfabetização; estimula o trabalho em dupla, valorizando a troca de informações entre as crianças e o conhecimento de cada uma e estabelece normas de convivência, visando respeitar as opiniões de cada membro da dupla.

Com a atividade 3, os alunos que já vivenciaram a construção da escrita das frutas nas atividades 2 e 3, poderão trabalhar em outra atividade  o nome das frutas, desta vez dando ênfase a leitura. 


Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Envelopes com as letras da fruta.
Caderno
Cola

Folhas do álbum de figurinhas.

Atividade 1

Montando a palavras:

Cole a figura de uma fruta na frente de um envelope e dentro coloque todas as letras necessárias para a escrita da mesma.

Peça para que, em dupla, os alunos organizem as letras para formar o nome da fruta que está no envelope e colem no caderno, fazendo o desenho da fruta correspondente.

Pode dar quatro envelopes para cada aluno.

Orientem os alunos que a organização das palavras deve ser em duplas, mas cada um recebe quatro envelopes com frutas diferentes.


Atividade 2

Caça-palavras com o nome das frutas entregue as duplas


Modelo do caça-palavras:


ENCONTRE AS FRUTAS QUE VOCÊ E SUA DUPLA MONTARAM. SE PRECISAR CONSULTE O NOME NO SEU CADERNO.

A B A C A X I N H T
A H K S B A N A N A
M O R A N G O D U E
C G U R L I M A O X
L A R A N J A F G Z
V M A M A O V T P L
N U L P D C U V A M
M J R S G O I A B A

Atividade 3

Esta atividade é um  álbum  de figurinhas diferente, que possibilita aos alunos utilizarem estratégias de leitura.

É importante o professor orientar os alunos a seguirem os passos da atividade conforme descrito na folha.

Durante a atividade o professor precisa passar nas mesas e orientar os alunos a primeiro recortar uma figura, e depois, procurar na página com as palavras. Fazendo desta maneira permite que crianças ainda em fase bem inicial de leitura possam acessar seus conhecimentos para a leitura das palavras.

Caso o professor queira utilizar o álbum de figurinhas para outras palavras, é importante lembrar que, elas devem pertencer ao mesmo campo semântico e um trabalho prévio com as palavras deve ser feito, conforme mostrado nesta aula com as atividades 1 e 2.

undefined

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todas as atividades da aula, onde o professor vai observar como cada aluno está avançando em suas hipóteses de escrita e leitura.

No momento do trabalho em grupo, a avaliação será a partir da observação de como os alunos lançam mão de seus conhecimentos para a escrita das palavras e de como interagem com seus pares no processo de construção e respeito ao saber do outro.

Avaliar as questões de liderança, respeito e normas de convivência na relação interpessoal.