Gl?ria Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emili?o
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Atrav?s da brincadeira ?O que ?, o que ???, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrar?o em contato com um material escrito e far?o uso social do mesmo, ampliando seu repert?rio, conhecendo novas palavras.
Conhecimento de um novo tipo de texto.
Fazer leitura por infer?ncia.
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Folha com a atividade.
Atividade 1
Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: l? junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinha??o. Mas, ao inv?s de escrever a respostas, os alunos far?o um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estrat?gias de leituras para descobrir a palavra correta.
A avalia??o ocorrer? durante a atividade, observando se os alunos compreenderam este tipo de texto e se envolveram com o trabalho.
Tamb?m ? poss?vel observar como os alunos est?o construindo sua escrita, em que fase da alfabetiza??o os alunos se encontram (ver FERREIRO, Em?lia & Teberosky. Psicog?nese da L?ngua Escrita. Ed. Artmed). No modelo com banco de dados, observar se j? s?o capazes de, atrav?s de estrat?gias de leitura, descobrir a palavra correta.