Portal do Professor

Início do Conteúdo

BRINCADEIRAS POPULARES EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA.

Autor e Co-autor(es)

Simone de Alencastre Rodrigues imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Gl?ria Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emili?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Atrav?s da brincadeira ?O que ?, o que ???, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrar?o em contato com um material escrito e far?o uso social do mesmo, ampliando seu repert?rio, conhecendo novas palavras.

Conhecimento de um novo tipo de texto.

Fazer leitura por infer?ncia.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Folha com a atividade.

Atividade 1

Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: l? junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinha??o. Mas, ao inv?s de escrever a respostas, os alunos far?o um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estrat?gias de leituras para descobrir a palavra correta.

Avaliação

A avalia??o ocorrer? durante a atividade, observando se os alunos compreenderam este tipo de texto e se envolveram com o trabalho.

Tamb?m ? poss?vel observar como os alunos est?o construindo sua escrita, em que fase da alfabetiza??o os alunos se encontram (ver FERREIRO, Em?lia & Teberosky. Psicog?nese da L?ngua Escrita. Ed. Artmed).  No modelo com banco de dados, observar se j? s?o capazes de, atrav?s de estrat?gias de leitura, descobrir a palavra correta.