Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ler e escrever com Parlendas

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipa??es e interpreta??es durante a leitura; ajustar o texto falado ao texto escrito durante a leitura; desenvolver habilidades de express?o escrita e oral; desenvolver a atitude de colabora??o.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fa?a um levantamento sobre quais s?o as parlendas conhecidas dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

1ª. Etapa:


Lendo parlendas...


Para iniciar o trabalho é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
 

Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja colocado em pause para que comparem em que palavra pararam, verificando se estâo conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.

 

2ª. Etapa:

Escrevendo parlendas...

Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.

 

3ª. Etapa:

Compartilhando parlendas...

As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:

1. Plugar um microfone no PC.

2. Abrir o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/11
                        4.985.048-50/img/gravador.jpg


3. A partir dali, é só começar a gravar os sons e salvar o resultado!

 Algumas parlendas para o professor também apresentar aos alunos:
 

Lá em cima do piano,
Tem um copo de veneno.
Quem bebeu morreu.
O azar foi seu!

 


Fui no cemitério,
Tério, tério, tério,
Era meia noite,

Noite, noite, noite,

Tinha uma caveira,

veira, veira, veira,
Era vagabunda,
Bunda, bunda, bunda,
Olha o respeito,
Peito, peito, peito

 

Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro.
O touro é valente,
Bate na gente.
A gente é fraco,
Cai no buraco.
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.


Rei, capitão,
Soldado, ladrão.
Moça bonita
Do meu coração

 

Um, dois,
Feijão com arroz,
Três, quatro,
Feijão no prato,
Cinco, seis,
Fico freguês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.

 

Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
A velha a fiar V?deo

Avaliação

Observe se os alunos que ainda n?o l?em convencionalmente lan?am m?o de estrat?gias de leitura para localizar o trecho da parlenda, perguntando-lhes sempre "como sabem que est? escrito ali" . Observe se os alunos que j? escrevem com hip?tese alfab?tica t?m avan?os na escrita das parlendas.