| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
| Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
1ª. Etapa:
Lendo parlendas...
Para iniciar o trabalho é importante saber quais parlendas os alunos conhecem e comentar que muitas parlendas são conhecidas também como canções. Em seguida, faz-se a apresentação do vídeo A Velha a Fiar.
Após exibição do vídeo, distribui-se cópias da parlenda e propõe-se que acompanhem a leitura ouvindo a canção. Proponha o jogo de acompanharem a leitura com o dedo até que o vídeo seja colocado em pause para que comparem em que palavra pararam, verificando se estâo conseguindo fazer o ajuste entre o texto falado e o escrito. Após exploração da parlenda nesse jogo, solicita-se que descubram parlendas diferentes, perguntando a familiares e amigos.
2ª. Etapa:
Escrevendo parlendas...
Na aula seguinte, organize duplas para escrita de uma das parlendas pesquisadas. Nesse momento é importante cuidar para que os agrupamentos sejam produtivos, organizando os alunos de forma que tenham saberes diferentes a serem compartilhados. Todos os alunos podem ser incluídos na escrita da parlenda, mesmo aqueles que ainda não não lêem e escrevem convencionalmente. Uma possibilidade é oferecer jogos de letras-móveis para que cada participante da dupla coloque uma letra, justificando até que ponto a parlenda escolhida foi escrita.
3ª. Etapa:
Compartilhando parlendas...
As parlendas escolhidas irão compor um livro acompanhado de CD de audio, com as duplas apresentando-as. Deve-se propor aos alunos observarem como é a organização de um livro: capa, dados de autoria, sumário... Coletivamente escolham o que irão colocar na capa, se haverá ilustração, etc. Para gravar o CD utilize microfone e os computadores do laboratório de informática da escola. É muito simples:
1. Plugar um microfone no PC.
2. Abrir o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:
3. A partir dali, é só começar a gravar os sons e salvar o resultado!
Algumas parlendas para o professor também apresentar aos alunos:
Lá em cima do piano,
Tem um copo de veneno.
Quem bebeu morreu.
O azar foi seu!
Fui no cemitério,
Tério, tério, tério,
Era meia noite,
Noite, noite, noite,
Tinha uma caveira,
veira, veira, veira,
Era vagabunda,
Bunda, bunda, bunda,
Olha o respeito,
Peito, peito, peito
Hoje é domingo,
Pé de cachimbo.
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro.
O touro é valente,
Bate na gente.
A gente é fraco,
Cai no buraco.
O buraco é fundo,
Acabou-se o mundo.
Rei, capitão,
Soldado, ladrão.
Moça bonita
Do meu coração
Um, dois,
Feijão com arroz,
Três, quatro,
Feijão no prato,
Cinco, seis,
Fico freguês,
Sete, oito,
Comer biscoito,
Nove, dez,
Comer pastéis.
Meio dia,
Panela no fogo,
Barriga vazia.
Macaco torrado,
Que vem da Bahia,
Fazendo careta,
Pra dona Sofia.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| A velha a fiar | V?deo |