Portal do Professor

Início do Conteúdo

Publicando com Cecília Meireles

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características da poesia: organizaçao textual, rimas, ritmo; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão oral; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faça um levantamento sobre o que os alunos já sabem a respeito sobre poesias: sabem alguma de cor ou reconhecem algum autor ?

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:
Conhecendo Cecília Meireles...

Para iniciar as atividades, o professor lê para os alunos a poesia "Ou isto ou Aquilo" de Cecilia Meireles


Ou isto ou aquilo


Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
 

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
 

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
 

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
 

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
 

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
 

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
 

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceciliameireles05.html#isto .

 

Provoca-se que comentem sobre o conteúdo apresentado e as escolhas que permeiam nosso cotidiano. Em seguida, para que os alunos conheçam a autora propõe-se que vejam o vídeo Cecília Meireles e façam anotações sobre sua vida e obra


É preciso instigá- los a conhecer outras poesias de Cecília Meireles. Para isso faz-se a organização de grupos de trabalho para que pesquisem outras poesias da autora na biblioteca da escola ou na biblioteca pública. Na aula seguinte, organiza-se uma roda de leitura com as poesias encontradas pelos alunos.

2ª etapa:
Escrevendo com Cecília Meireles...

Para exploração de ritmo e rimas, pode-se propor que façam trocas de algumas palavras, sem que a poesia perca sua  musicalidade, realizando assim, novas produções a partir das obras de Cecília Meireles. Para provocar maiores reflexões sobre as características do gênero, solicitar também que cada grupo escolha uma poesia e reescreva seu conteúdo em prosa.

3ª etapa:
Lendo com Cecília Meireles...

Para divulgar as obras de Cecília Meireles, bem como as poesias produzidas a partir delas, os alunos devem ser convidados a gravarem um livro falado. Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma "gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta" . Para tal, basta que façam a leitura das poesias selecionadas usando um microfone e o gravador de som dos equipamentos dos laboratórios de informática da escola.

Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/gravador.jpg

O professor deve provocar a revisão do material produzido, lembrando-os que o ritmo será essencial durante a leitura. Pode-se sugerir que coloquem fundo musical na gravação. Os arquivos podem ser salvos como (nome do arquivo).MP3, (nome do arquivo).WVM, (nome do arquivo).WAV .

4ª etapa:
Publicando com Cecília Meireles...

Para publicar os livros falados dos alunos na internet basta usar sites de hospedagem de conteúdo como

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/rapidshare.jpg

RapidShared http://www.rapidshare.com/

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/filefactory.jpg

 ou FileFactory http://www.filefactory.com/

armazenando o conteúdo on line com um link para divulgação do mesmo.

É possível também preparar um blog com os alunos, disponibilizando os textos escritos e os arquivos em áudio. Para isso há serviços gratuitos na Internet, muito simples de usar, como por exemplo: https://www.blogger.com



 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cecília Meireles Vídeo

Recursos Complementares

Para conhecer livros falados: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/livros_falados; Para saber mais sobre PodCast: http://www.podbrasil.com.br/oquee/comofazer.php

Avaliação

É necessário observar se durante as etapas os alunos reconhecem as características do gênero, bem como, promover a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a produção do livro falado colaborativamente.