Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
1ª etapa:
Conhecendo Cecília Meireles...
Para iniciar as atividades, o professor lê para os alunos a poesia "Ou isto ou Aquilo" de Cecilia Meireles
Ou isto ou aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceciliameireles05.html#isto .
Provoca-se que comentem sobre o conteúdo apresentado e as escolhas que permeiam nosso cotidiano. Em seguida, para que os alunos conheçam a autora propõe-se que vejam o vídeo Cecília Meireles e façam anotações sobre sua vida e obra
É preciso instigá- los a conhecer outras poesias de Cecília Meireles. Para isso faz-se a organização de grupos de trabalho para que pesquisem outras poesias da autora na biblioteca da escola ou na biblioteca pública. Na aula seguinte, organiza-se uma roda de leitura com as poesias encontradas pelos alunos.
2ª etapa:
Escrevendo com Cecília Meireles...
Para exploração de ritmo e rimas, pode-se propor que façam trocas de algumas palavras, sem que a poesia perca sua musicalidade, realizando assim, novas produções a partir das obras de Cecília Meireles. Para provocar maiores reflexões sobre as características do gênero, solicitar também que cada grupo escolha uma poesia e reescreva seu conteúdo em prosa.
3ª etapa:
Lendo com Cecília Meireles...
Para divulgar as obras de Cecília Meireles, bem como as poesias produzidas a partir delas, os alunos devem ser convidados a gravarem um livro falado. Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma "gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta" . Para tal, basta que façam a leitura das poesias selecionadas usando um microfone e o gravador de som dos equipamentos dos laboratórios de informática da escola.
Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:
O professor deve provocar a revisão do material produzido, lembrando-os que o ritmo será essencial durante a leitura. Pode-se sugerir que coloquem fundo musical na gravação. Os arquivos podem ser salvos como (nome do arquivo).MP3, (nome do arquivo).WVM, (nome do arquivo).WAV .
4ª etapa:
Publicando com Cecília Meireles...
Para publicar os livros falados dos alunos na internet basta usar sites de hospedagem de conteúdo como
RapidShared http://www.rapidshare.com/
ou FileFactory http://www.filefactory.com/
armazenando o conteúdo on line com um link para divulgação do mesmo.
É possível também preparar um blog com os alunos, disponibilizando os textos escritos e os arquivos em áudio. Para isso há serviços gratuitos na Internet, muito simples de usar, como por exemplo: https://www.blogger.com
Nome | Tipo |
---|---|
Cecília Meireles | Vídeo |