Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Indague se conhecem alguém que já consultou uma cartomante. Questione se acreditam que é possível alguém adivinhar fatos da vida de alguém. Distribua, então, cópias do texto "A Cartomante" para a leitura compartilhada . Você encontra o texto disponível em
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028
Provoque que os alunos percebam como Machado de Assis descreve a cartomante e que pensem a função dela na história.
Após a leitura promova a discussão abordando alguns pontos tais como:
Quem poderia ter escrito cartas anônimas?
Qual a opinião deles sobre o marido? E sobre os amantes?
Como Machado de Assis posiciona a cartomante na história?
Explore também o foco narrativo (3ª pessoa), o tempo e o espaço onde ocorre a trama e o tipo de discurso usado (direto e indireto).
Proponha que, em trios, pesquisem outras obras de Machado de Assis em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura .
Após leituras, os grupos devem escolher o texto que mais gostaram e elaborar um comentário sobre o mesmo, de forma a aguçar o desejo de outras pessoas o lerem tamém. O comentário deve ser publicado em um blog da turma sobre as leituras que fizerem. Incentive que criem um título criativo para a publicação e divulguem os comentários lirerários!Para criar o blog há vários serviços gratuitos na inte rnet. Por exemplo
Nome | Tipo |
---|---|
Machado de Assis | Vídeo |