Portal do Professor

Início do Conteúdo

Comentando as obras de Machado de Assis

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar antecipações e interpretações durante uma leitura; discutir diferentes interpretações; identificar o estilo de um autor; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral; desenvolver habilidades para revisão de textos; desenvolver a capacidade de argumentação; desenvolver a atitude de colaboração

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faça um levantamento sobre o que os alunos sabem a respeito de publicações em blogs para antecipar a ferramenta de publicação que usarão nesse trabalho.

Estratégias e recursos da aula


 

Antecipe aos alunos que irão ler o texto A Cartomante, de Machado de Assis. Pergunte-lhes se conhecem esse autor, o que já ouviram falar dele. Conte-lhes que a vida de Machado que ele fez sua primeira publicação ainda adolescente. Proponha que saibam mais sobre o autor com assistindo
 



Depois de assistirem, pergunte-lhes como acham que será a história, já que, segundo o vídeo assistido,  Machado de Assis é considerado um "mestre da observação psicológica".


Indague se conhecem alguém que já consultou uma cartomante. Questione se acreditam que é possível alguém adivinhar fatos da vida de alguém. Distribua, então,  cópias do texto "A Cartomante" para a leitura compartilhada . Você encontra o texto disponível em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/729/imagens/machado.JPG

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028

 

Provoque que os alunos percebam como Machado de Assis descreve a cartomante e que pensem a função dela na história.

Após a leitura promova a discussão abordando alguns pontos tais como:

Quem poderia ter escrito cartas anônimas?

Qual a opinião deles sobre o marido? E sobre os amantes?

Como Machado de Assis posiciona a cartomante na história?

Explore também o foco narrativo (3ª pessoa), o tempo e o espaço onde ocorre a trama e o tipo de discurso usado (direto e indireto).

Proponha que, em trios, pesquisem outras obras de Machado de Assis em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura .

Após leituras, os grupos  devem escolher o texto que mais gostaram e elaborar um comentário sobre o mesmo, de forma a aguçar o desejo de outras pessoas o lerem tamém. O comentário deve ser publicado em um blog da turma sobre as leituras que fizerem. Incentive que criem um título criativo para a publicação e divulguem os comentários lirerários!Para criar o blog há vários serviços gratuitos na inte rnet. Por exemplo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/729/imagens/blogger.JPG

 

 

www.blogger.com

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Machado de Assis Vídeo

Recursos Complementares

Acesse também o livro falado com o conto A Cartomante em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028 . Uma outra possibilidade é exibir trechos do filme A Cartomante antes de começar a seqüencia de atividades, suscitando a curiosidade. Observe apenas que a classificação etária do filme é 16 anos. Título: A Cartomante.País de Origem: Brasil.Gênero: Romance. Classificação etária: 16 anos. Tempo de Duração: 95 minutos. Ano de Lançamento: 2004. Site Oficial: http://www.acartomante.com.br. Estúdio/Distrib.: California Filmes. Direção: Wagner de Assis / Pablo Uranga

Avaliação

Observe como os alunos desenvolvem suas interpretações e argumentações sobre as leituras realizadas. Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a produção de texto para o blog.