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Trava-l?ngua: quem consegue?

Autor e Co-autor(es)

Daniela Braga de Paula imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Walleska Bernardino

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Conceituar trava-l?ngua;
? conhecer v?rios exemplos de trava-l?nguas;
? exercitar a dic??o e a desenvoltura ao ler e ao falar trava-l?nguas;
? criar uma competi??o de leitura de trava-l?nguas com regras pr?prias.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

? Recurso de v?deo para mostrar a oraliza??o de trava-l?nguas;
? trava-l?nguas xerocopiados;
? prendas/pr?mios para estimular a performance dos alunos.

Aula 1
Atividade 1

Para sensibiliza??o inicial, o professor chegar? em sala oralizando um trava-l?ngua que poder? ser:

TEMPO
O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem,
O tempo respondeu ao tempo,
Que n?o tinha tempo,
De ver quanto tempo,
O tempo tem.

Em seguida, exibir? a imagem abaixo (seria interessante xeroca-la em tamanho grande) com o objetivo de incentivar o racioc?nio do aluno no que diz respeito a relacionar a imagem ao trava-l?ngua "TEMPO".

Dispon?vel em:
http://studiofm.com.br/blogs/chadascinco/files/linguatr.jpg Acesso em 13/09/09

Ent?o, o professor pedir? aos alunos que fa?am a associa??o entre o texto que oralizaram e a imagem. Para isso, informalmente, solicitar? aos alunos que se sentem em c?rculo para conversarem sobre o trava-l?ngua oralizado anteriormente e a imagem.
Sugest?es de quest?es que poder?o subsidiar a discuss?o.

Sobre o trava-l?ngua oralizado:

1) Qual palavra mais se repete? E qual letra?
2) Por que isso acontece? A repeti??o facilita ou dificulta a fala?
3) E se substitu?ssemos a palavra tempo por outra palavra? O que ocorreria?
4) Se repet?ssemos mais devagar, ser? que a dificuldade seria a mesma?

Sobre a imagem:

1) O que mais chama a aten??o nessa imagem?
2) Por que o n? na l?ngua? Isso nos leva a pensar em qu??
3) E os olhos arregalados, o que nos sugere?

Aula 2
Atividade 1

Feitas e respondidas as perguntas, o professor entregar? aos alunos (em xerox) uma lista de trava-l?nguas. Por exemplo:
? Fui ao mar colher cord?es, vim do mar cord?es colhi.
? Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.
? A aranha arranha a r?. A r? n?o arranha a aranha.
? Sobre aquela serra h? uma arara loura. A arara loura falar?? Fala, arara loura!
? A vida ? uma sucessiva sucess?o de sucess?es que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
? Trazei tr?s pratos de trigo para tr?s tigres tristes comerem.
? A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
? Comprei uma arara rara em Araraquara.
? Em r?pido rapto, um r?pido rato raptou tr?s ratos sem deixar rastros.
? Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.
? Pode passar, porteiro, para pegar peixe piau.
? O princ?pio principal do pr?ncipe principiava principalmente no princ?pio principesco da princesa.
? Casa suja, ch?o sujo.
? Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador ser?.
? O bispo de Constantinopla ? um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador ser?.
? O peito do p? do Pedro ? preto.
? Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato
? N?o confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco ? ornitorrinco, ornitologista ? ornitologista, e otorrinolaringologista ? otorrinolaringologista.
? Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
? O doce perguntou pro doce qual era o doce que era mais doce e o doce respondeu pro doce que o doce que era mais doce era o doce de batata-doce.
? Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
? Um lim?o, mil lim?es, um milh?o de lim?es.
? O rato roeu a roupa do Rei da R?ssia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.
? Um prato de trigo para um tigre, dois pratos de trigo para dois tigres, tr?s pratos de trigo para tr?s tigres, etc.
? Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

Os trava-l?nguas da lista acima podem ser encontrados nos sites:
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trava-l%C3%ADnguas


Atividade 2

Depois de os alunos brincarem/lerem os trava-l?nguas, o professor perguntar?: ?Por que o nome trava-l?nguas??; ?O que h? de comum nestes trava-l?nguas??.
Diante das respostas, o docente levar? os alunos ao conhecimento do que seja um trava-l?nguas e escrever? no quadro o conceito elaborado com a ajuda dos discentes.
Sugest?o de conceito: o trava-l?ngua faz parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentra??o de s?labas dif?ceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, s?o pronunciadas com rapidez. O objetivo do trava-l?nguas ? propiciar divers?o, al?m de desenvolver a oralidade.

Atividade 3

Para exemplificar a oraliza??o dos trava-l?nguas, o professor exibir? um comercial publicit?rio da Olympikus que utilizou os trava-l?nguas para relacionar ao slogan da marca. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sxaURatFpgI Acesso em 13/09/09.
Depois de assistido o v?deo, o professor perguntar?:
1) Quantos trava-l?nguas foram oralizados?
2) Na sua opini?o, qual o mais dif?cil? Por qu??
3) A partir do slogan ?Com OLK, n?o tem erro?, explique a rela??o constru?da pelo an?ncio entre a marca do t?nis e os trava-l?nguas.

Atividade 4

Na sequ?ncia, o professor propor? uma competi??o de trava-l?nguas entre os estudantes, a partir dos exemplos dados na folha xerocopiada. As regras dever?o ser elaboradas pelos pr?prios discentes, com a orienta??o do professor, assim como a escolha da comiss?o julgadora. Nesse ?nterim, os alunos ter?o o tempo final da aula para organizarem a competi??o que dever? ocorrer na aula seguinte. Com isso, ? interessante propor que treinem os trava-l?nguas em casa.

Aula 3
Atividade

Nessa aula ser? realizada a competi??o conforme decis?o anterior.
Importante: o professor dever? estar atento a toda competi??o resolvendo problemas que, porventura, surgir?o. Al?m disso, ficar? mais prazerosa a disputa se houver ?prendas?, ?pr?mios? ao competidor que melhor conseguir cumprir a oraliza??o do trava-l?ngua por ele selecionado. Esse pr?mio pode ser uma caixa de bombons, por exemplo. O j?ri poder? ser composto por alunos e outros professores da escola.

Sugest?o de leitura para o professor:

? HEYLEN, Jacqueline. Parlenda, riqueza folcl?rica; base para a educa??o e inicia??o ? m?sica. 2? ed. S?o Paulo, Editora HUCITEC, 1991.

Atividades complementares

? O professor poder? sugerir a outras s?ries a disputa. Da?, ent?o, propor uma disputa entre turmas a partir dos vencedores de cada sala. Assim, o trava-l?nguas ser? disseminado por toda a escola e grande ser? a divers?o.
? O professor poder? sugerir aos alunos que criem o CANTINHO DO TRAVA-L?NGUAS. Cada sala ficar? respons?vel por afixar pelo menos um trava-l?ngua diferente semanalmente na lista j? elaborada.

Avaliação

A avalia??o consistir? na observa??o do empenho da turma para a realiza??o da competi??o de trava-l?nguas. Os alunos ser?o avaliados tanto pela organiza??o do evento (cria??o de regras, escolha da comiss?o julgadora) quanto pelo empenho na performance do trava-l?ngua.
Importante: a correta oraliza??o do trava-l?nguas n?o poder? culminar em nota, j? que sabemos da dificuldade de dic??o de alguns alunos. Portanto, a atividade consiste basicamente em estimular os participantes a desafiarem seus pr?prios limites no que tange ? dic??o e a conhecerem um pouco mais da literatura oral no Brasil.