Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desenho Geométrico – Relacionando as formas geométricas bidimensionais e tridimensionais.

Autor e Co-autor(es)

Vania Maria Rocha Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a conceituar polígono e identificar os seus elementos, classificar e nomear os polígonos e reconhecer um polígono regular.

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de linhas poligonais, ângulos, segmentos de reta, fronteira e domínio.

Estratégias e recursos da aula

Professor, para iniciar o conteúdo de polígonos, seria ideal o uso da linha poligonal fechada, demonstrando aos alunos o surgimento de um polígono, exemplo:

Comente os elementos de um polígono: seus vértices, lados, ângulos internos e diagonais.

O professor poderia demonstrar os polígonos regulares inscritos em uma circunferência.

Com a imagem abaixo, há como apresentar a classificação dos polígonos pelo número de lados e os ângulos que possuem. 

Proponha uma atividade para os alunos, na qual eles confeccionem origamis.

 Dessa forma, o aluno poderá, através da forma plana (quadrado), fazer dobraduras identificando polígonos diversos e montar uma forma tridimensional. Assim, ele estará relacionando essa duas formas geométricas.

No decorrer da atividade, peça para que os alunos façam anotações sobre os polígonos que identificaram ao fazer as dobraduras.

Materiais sugeridos para a atividade:

- Papel próprio para origami ou colorido;

- Par de esquadros;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha;

- Compasso.

Recursos Complementares

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Kawano, C. A Matemática do Origami. Editora Globo S.A.
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516776-2680,00.html
2. Imenes, L. M. Vivendo a Matemática - Geometria das dobraduras. Editora
Scipione. 1988.
3. Row, T.S. Geometric Exercises in Paper Folding. New York: Dover, 1966.

Avaliação

 O professor poderia avaliar seus alunos, observando se reconheceram corretamente os polígonos em suas dobraduras.