| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Orientações didáticas
Storyboard- Descrição quadro a quadro- contendo informações do cenário, personagens e diálogos. Ou seja é o planejamento de cada quadro da história. Como se irá trabalhar com um software o Hagaquê, é necessário, escolher antecipadamente as figuras, cenários e diálogos para otimizar o tempo. Esse banco de dados deve ser disponibilizado em uma pasta do computador de acesso a todos os alunos. O Storyboard pode ser feito em uma folha de sulfite dividida em vários quadros.
Socializar a idéia do projeto com os alunos.
Esse primeiro contato com o p rojeto é fundamental para o sucesso de seu desenvolvimento. Os alunos precisam se sentir parte dele, e portanto consultados e desafiados.
O planejamento pode ser coletivo, feito em uma cartolina para se ter certeza que todos estão acompanhando todas as fases.
Envolva os alunos também na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.
Comunique os pais sobre o projeto, esclareça possíveis dúvidas e torne-os também parceiros do projeto.
Escolha da temática:
Seqüência didática
1. Escutar o programa que fala sobre como o gibi pode ser utilizado em sala de aula
8. Elaborar o story-board. Nessa fase é preciso que o professor faça boas intervenções para a riqueza das histórias.
9. Ensinar os alunos a usarem o HAGAQUÊ. É um programa bem intuitivo, mesmo os alunos que não são alfabetizados formalmente o utilizam com muita facilidade.
Fonte http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html acessível em 15 de setembro de 08
HAGAQUÊ:
Um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Para fazer o downnload do programa: www.nied.unicamp.br/~hagaque/
10. O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histó r ias.
11. Caso possua internet, construir um banco de imagens ou como opção CD-ROM com cliparts para que o aluno possa construir suas histórias..
12. É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
13. Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
14. Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
15. Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
Dica:
1- Para alunos na fase inicial de alfabetização, pode-se propor a criação de tirinhas. No site da turma da Mônica, há vários exemplos para discutir com os alunos. Pode-se recortar também tiras de jornal e analisar as diferenças.
2- Para incentivar a pesquisa de campo, os alunos podem entrevistar um profissional de histórias em quadrinhos por e-mail , ou ainda fazer uma pequena vídeo-conferência através de site de conversa instantânea ou o SKIPE . Para este recurso é necessário que o entrevistado possua web-cam. Para qualquer uma das estratégias é importante fazer antecipadamente o roteiro de perguntas com os alunos.
3- Faça uma visita a uma editora e conheça todo o processo de elaboração de um gibi. Registre o passeio com fotografias, para facilitar o acesso ao processo, quando ele for retomado em sala de aula.
4- Associe-se a alguma comunidade virtual ou lista de discussão que discuta o tema- quadrinhos, esse tipo de troca é muito interessante para o professor, pois representa uma ampliação de recursos e contatos.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Gibi em sala de aula | Áudio |