Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMÉTRICO – Simetria na Geometria das Formas

Autor e Co-autor(es)

Vania Maria Rocha Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá conceituar distância e equidistância, identificar, medir e representar distâncias entre dois pontos, ponto e reta e entre duas retas paralelas. Poderá também reconhecer eixo de simetria em diferentes formas e figuras simétricas por reflexão. 

Duração das atividades

100 MINUTOS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno de deverá conhecer e saber traçar retas paralelas e perpendiculares, circunferência e mediatriz. 

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se que inicialmente sejam apresentadas imagens que contenham um eixo de simetria para que os alunos observem e reconheçam esses eixos. 

Exemplos de imagens:

Para a realização da atividade, o professor poderia trazer para a sala de aula imagens impressas com a metade de um personagem das histórias em quadrinhos. Esse trabalho poderá ser feito individualmente ou em dupla.


Peça para os alunos determinarem o eixo de simetria e completarem a figura a partir da determinação de pontos simétricos.
Essa atividade pode ser feita com cópias dos desenhos para os alunos ou um trabalho para avaliação em grupo.

Sugira aos alunos, que após desenhar o complemento da figura, pintem com lápis de cor seus desenhos.

Materiais necessários para atividade:

- Folha de papel sulfite branco A4;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha;

- Lápis de cor;

- Imagens impressas com metade de personagem;

- Instrumentos de desenho (par de esquadros e compasso).

Recursos Complementares

Sugestão do uso do Software gratuito Geogebra: http://www.geogebra.org/cms/

Avaliação

Professor, avalie os alunos observando se durante a realização das atividades, eles souberam identificar os eixos de simetria nas figuras, as distâncias de ponto a ponto, ponto à reta e equidistância de dois pontos. Avalie também os trabalhos dos alunos, verificando o capricho, limpeza e o interesse pela atividade.