Portal do Professor

Início do Conteúdo

Desenho Geométrico – Trabalhando a forma dos círculos nas letras

Autor e Co-autor(es)

Vania Maria Rocha Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a construir  e reconhecer retas tangentes à circunferência, circunferências tangentes entre si e os diferentes casos de concordância.

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber trabalhar com os instrumentos de desenho (par de esquadros e compasso) e ter noções de circunferência e retas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula apresentando para os alunos, os diferentes casos de tangência. Durante a explicação pdem ser utilizadas as imagens abaixo.

Tangência entre reta e circunferência

Tangência entre circunferências




Professor para os casos de concordância, utilize as imagens a seguir:

Professor, com os casos apresentados de tangência e concordância seria proposta uma atividade da criação de letras arredondadas a partir da circunferência com uma atividade de criação artística.
É apresentada uma sugestão do passo-a-passo da construção da letra A por concordância:

Solicite aos alunos que façam todas as letras de seu nome utilizando os casos de tangência e concordância. Peça que façam anotações dos casos utilizados em cada letra desenhada.

Materiais necessários para realização da atividade:

- Compasso;

- Par de esquadros;

- Lápis ou lapiseira;

- Borracha;

- Lápis de cor;

- Papel sulfite A4 branco.

Recursos Complementares

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
JORGE, Sonia Maria Gonçalves; Tangência e Concordância.Desenho geométrico – idéias e imagens –volume 4

Avaliação

Professor, avalie os alunos verificando se durante a realização da atividade proposta, souberam identificar e representar os casos de tangência e concordância. Observe também se utilizaram os instrumentos de desenho corretamente.