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Introduzindo o trabalho com rótulos

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.

Duração das atividades

80 minutos ( 1 aula e meia)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha acesso a diferentes e diversos tipos de rótulos, que serão trazidos de casa com antecedência.

Estratégias e recursos da aula

  * Levar para a sala de aula duas embalagens ( sugestão: lata de leite condensado), uma com rótulo e outra sem.

1. A atividade poderá ser introduzida através de uma história:

Sugestão: Ontem fui ao supermercado e olhando os produtos nas prateleiras vi esta lata sem o rótulo (mostrar a embalagem sem o rótulo). Fiquei curiosa para saber o que poderia ter aqui dentro.

Neste momento, certamente, alguns alunos darão palpites como: salsicha, milho, creme de leite, leite condensado e outros. O professor aproveitará a oportunidade para esclarecer que o rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos. Deverá esclarecer, também, que o rótulo contém  informações sobre  o produto e que este não deve ser comprado sem se saber o que é e para que serve.

2. O professor mostrará a outra embalagem, com rótulo, pedindo que os alunos observem a diferença entre as duas, fazendo questionamentos: Para que servem todos os escritos e desenhos nesta embalagem? Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Para que serve o código de barras?

3. Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca.

Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: sabão em pó.

Marca: é o nome que identifica, caracteriza o produto, ou seja, o sabão. Exemplo: OMO

4.Esta atividade oral deve ser repetida com outras embalagens, para melhor compreensão por parte dos alunos.

5. O aluno se deterá  na diferença entre marca e produto e a utilidade do produto para o consumidor e, para tanto, o professor deve apresentar alguns rótulos para que os alunos registrem coletivamente, as seguintes informações.

Exemplo: Toddy.

http://2.bp.blogspot.com/_CB8cFH1JwuU/SGOgNTZXonI/AAAAAAAAABs/m8bLMmbsjzs/s200/ToddyLight.jpg

Produto: achocolatado em pó

Marca: Toddy

Para que serve: serve para misturar ao leite, para fazer doces, mingaus.

* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as cores, os desenhos, as formas, mas também os nomes escritos: marca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, função do código de barras.

- Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.

- Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.

- Código de barras: serve para ver o preço do produto.

Avaliação

O professor entregará três modelos de rótulos, bastante conhecidos e o aluno deverá registrar, por escrito: a marca, o produto e para que serve. Neste momento, o professor fará uma avaliação individual para perceber se houve entendimento sobre o assunto.