Portal do Professor

Início do Conteúdo

Listando produtos a partir de encartes

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre rótulos a partir da confecção de uma listagem, tendo como material encartes de supermercados.

Duração das atividades

80 minutos ( 1 aula e meia)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha algum contato com encartes de supermercado em aulas anteriores, reconhecendo a sua função social e possuir familiaridade com o gênero rótulos.

Estratégias e recursos da aula

 1. O professor deverá levar para a sala de aula encartes de supermercado, o suficiente para todos os alunos. (caso haja dificuldade nessa aquisição o trabalho pode ser realizado em duplas ou trios).

2. Distribuir um encarte para cada aluno.

3.  Recordar: Para que servem estes encartes? Onde encontramos? Quais as informações que contêm esses encartes?

* Cada produto deste encarte tem o seu rótulo com informações pertinentes a cada um.

4. Distribuir para cada aluno uma folha contendo os itens, como no exemplo abaixo.

5. Pedir para os alunos escolherem no encarte o que gostariam de comprar, indicando a quantidade do produto, o produto escolhido, a marca e para que serve, elencando cada item.

* Nesta atividade, os alunos deverão ter muita atenção ao escolher os produtos, se certificando da estreita relação entre produto/marca.

Exemplo:
Quantidade Produto Marca Para que serve
2 latas achocolatado em pó Nescau para misturar ao leite, fazer bolos, doces, mingaus


Listagem

Avaliação

Recolher as folhas produzidas para avaliar as seguintes questões:

- O aluno conseguiu diferenciar  marca e produto?

- Foi possível fazer a transposição do encarte para  a listagem?

- Identificou a utilidade do produto?

- Quais as principais dificuldades apresentadas?