Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Orientações didáticas para o professor:
A proposta consiste em uma releitura da Obra de Van Gohn, um texto pode ter diferentes pontos de vistas, assim como uma obra de arte. Quanto mais repertório sobre arte o aluno possui, maior será sua capacidade de criação.
É importante diferenciar para o aluno uma releitura e uma cópia da obra. Reler uma obra é atribuir um significado subjetivo do olhar do artista.
A biografia e o estudo da técnica do artista deve ser para contextualizar a obra e a mensagem do artista, não se deve limitar a uma decoreba de datas e lugares.
Discuta com os alunos que uma releitura não precisa necessariamente ser na mesma expressão artística, por exemplo, poderia se fazer uma releitura desta obra através de escultura, fotografia, etc.
Seqüência didática
1. Apresente a obra aos alunos e peça para os alunos compartilharem a primeira impressão que têm;
2. Discuta os diferentes pontos de vista.
3. Chame a atenção para as características da obra, as pinceladas, as cores utilizadas, pergunte aos alunos se eles reconhecem o estilo ou autor da obra.
4. Traga uma foto do autor Van Gogh e conte a história do autor (Biografia) como se estivesse contando uma história, para incrementa coloque uma música de fundo. Para ajudar na pesquisa de dados http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_Van_Gogh
5. Converse sobre a época, os costumes, quem eram os artistas importantes, que tipo de arte era valorizada. Para enriquecer traga obras dessa época, assim o aluno pode entender o valor da contribuição de Van Gogh, o quanto ele inovou.
6. Faça uma visita virtual ao museu de Van Gogh, http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=sectie_museum
7. Peça novamente para os alunos olharem para a obra e destacarem o que percebem de novo, após conhecer o contexto em que ela foi feita.
8. Apresente a proposta de releitura e explique a diferença entre releitura e cópia, mostre algumas releituras para os alunos para que fique clara a necessidade de personalização da releitura. Neste site os alunos poderão ver algumas releituras http://www.historiadaarte.com.br/arteadolescente.html
9. Faça a proposta para os alunos de usarem o programa Photofiltre.
PhotoFiltre é uma ótima alternativa para quem trabalha com ediçã o de im age ns e não pode desembolsar a grande quantidade de dinheiro que licenças dos programas deste tipo e xigem. E, para quem acha que as alternativas gratuitas são muito limitadas, deve conhecer agora mesmo este editor, para mudar este conceito. Ele possui uma série de ferramentas que lhe permitem fazer trabalhos profissionais e que não deixam a desejar.PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/PhotoFiltre.htm
Exemplos releitura da obra utilizando o programa PhotoFiltre.
Releitura elaborada por: Libi Blackcat
Releitura elaborada por: Neilymarcia Araujo de Ribeiro Alves