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Onde fica o Rio de Janeiro? (aula 1)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Planeta Terrra 

Continentes e Oceanos

Estratégias e recursos da aula

                   

O professor deverá dividir a turma em grupos de quatro/ cinco alunos e oferecer um mapa mundi e um mapa das Américas para cada grupo: Os mapas devem ser colocados no chão da sala de aula a fim de que os alunos, divididos em grupo, possam conhecer e reconhecer os continentes e os mares sob o aspecto visual.

                                  

Após o reconhecimento e leitura dos mapas, apresentar o mapa da América do Sul, como forma de entendimento do global para o específico, isto é, do todo para as partes. Estes mapas necessitarão ser pendurados em um mural da sala de aula para que os alunos possam continuar fazendo descobertas.
Na medida do possível, o professor deverá ter na sala de aula um atlas para mostrar as bandeiras, outras mapas e legendas. O globo terrestre também deve ser utilizado.

O professor faz uma série de perguntas:

- Quantos são os continentes?

- Onde está a parte mais quente e a mais fria da terra?

- Onde se localiza o Brasil?

- Nome de um país da Ásia? Da Europa? Da África? Da América do Norte?

Ao final da aula, os alunos deverão listar os nomes dos continentes e oceanos no caderno.

Recursos Complementares

O professor poderá promover diversas brincadeiras desafiando a turma a localizar determinado país, caça-palavras, forca, adedanha,  confeccionar um álbum de figurinhas com os continentes, países e bandeiras.

jogos de quebra-cabeça ( emborrachado ou de madeira)

site: http://engenium.wordpress.com/.../jogos-online-sobre-geografia

site: www.guiageo-americas.com/americadosul-imagem.htm

http://www.cienciaviva.pt/equinocio/onde_estas/pagina3.html

Avaliação

A avaliação será feita em três momentos:

-1o momento : identificação de lugares, comparação de tamanhos dos continentes e países, reconhecimento de mares e oceanos

- 2o momento: na propriedade dos comentários, respostas e perguntas

- 3o momento: nos registros individuais