Portal do Professor

Início do Conteúdo

Longe ou perto do Rio de Janeiro?

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.

Duração das atividades

50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Reconhecer o mapa do Brasil.

Identificar o Estado do Rio de Janeiro no mapa.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos encontrarão expostos na sala de aula, alem dos mapas anteriores, os mapas do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro. Se possível, um atlas ilustrativo deverá constar também do material.

O professor dividirá a turma em grupos de 4 alunos e entregará uma folha com o mapa do Brasil dividido em estados.

Os alunos deverão identificar as regiões e localizar o Estado do  Rio de Janeiro.
Neste momento, o professor trabalhará a vizinhança do Estado do Rio de Janeiro. Perguntar quais os estados que fazem fronteira com o Rio de Janeiro.
Introduzir a noção de litoral. Pintar de azul claro todo o espaço do litoral brasileiro.

Cada grupo deverá registar, numa folha,  5 perguntas sobre tudo que foi estudado.

As perguntas serão trocadas entre os grupos.

Os grupos responderão por escrito.

Depois, a turma deverá sentar em rodinha para que cada grupo  apresente as perguntas e respostas.

 Como sugestão, os alunos podem depois fazer uma pequena tabela de acertos quanto as respostas obtidas.

Recursos Complementares

site:http://www.brasilrepublica.com/sudeste.htm

video da região sudeste brasileira  

http://www.youtube.com/watch?v=EHIK1590Z-k

Avaliação

A avaliação será feita em dois momentos:

1- Durante a identificação dos estados brasileiros.

2 - Na plenária de apresentação de perguntas e respostas dos grupos.