Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um estudo cartográfico do Rio de Janeiro (aula 5)

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada uma

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.

Estratégias e recursos da aula

Relacionar as principais características do bairro em que se situa a escola.
Registrar as principais informações num blocão, para consulta posterior.
Utilizando sucata e folhas de isopor, os alunos deverão representar na forma de maquete, as principais características do bairro.
Levantar com a turma sugestões para melhorar a vida da população.

Recursos Complementares

- material de sucata
- blocão
- folhas de isopor

Avaliação

A partir das questões levantadas, os alunos deverão ser capazes de escrever um texto problematizando a vida no bairro da escola.