5 aulas (laboratório de informática); 4 aulas produção de texto; 1 aula para montar o mural.
- Organizar os alunos em grupos proporcionais ao número de lendas a serem trabalhadas: Lobisomem, Curupira, Iara, Saci-Pererê, Bicho papão.
- Sortear os personagens que cada grupo irá representar.
- Preparar com antecedência, o laboratório de informática para receber seus alunos acessando o site
http://www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/curumim/curumim.htm#.
Depois basta clicar na opção “Mitos que vem da mata”. Explore as histórias e jogos do site proposto.
“Mitos Que Vêm da Mata é o nome de uma série de cinco jogos que o SESC Curumim está dando de presente pra você. Eles foram criados para serem copiados para o seu computador. Assim, você poderá jogá-los sempre que quiser, sem precisar se conectar à Internet.”
- Formar as duplas. Leve-as ao laboratório de informática.
- Se os computadores têm caixa de som deixar cada dupla ouvir sua história. Solicitar a eles que abram a história “Lobisomem”.
- Se somente um computador tiver caixa de som convidar os alunos a se sentarem perto deste computador para poder ouvir melhor a história.
- Ao término da história discuta com os alunos aspectos da história:
o O que a história está contando.
o Quais as características do personagem principal da história.
o As partes que mais gostaram.
- Incentivar os alunos a “brincarem” com o jogo do “Lobisomem”. Divirta-se com eles.
- Repitir as atividades acima para cada personagem do site.
- Elaborar uma folha de exercício contendo as questões sugeridas abaixo (inclua questões de acordo com as histórias disponíveis no site utilizado). Distribuir aos grupos e peça que respondam. Auxiliar os alunos na pesquisa utilizando como fonte a própria história que eles ouviram.
1) Qual o nome do seu personagem?
2) Descreve fisicamente o seu personagem em poucas palavras.
3) Seu personagem é conhecido por outros nomes? Quais?
4) Onde vive o seu personagem e em que locais podemos encontrá-lo?
5) Quais são os poderes sobrenaturais que seu personagem possui?
6) Em que região brasileira o seu personagem mais se destaca?
- Como pesquisa de “Para Casa” solicitar aos alunos que respondam as questões abaixo ilustrando o personagem que mais gostou.
1) O que é Folclore?
2) Em que data é comemorado o "Dia do Folclore" no Brasil?
3) O que é Lenda? O que é Mito?
- Na aula seguinte distribuir para os grupos uma folha avulsa para que eles preencham nome, data, disciplina e título da história. Eles deverão criar “SUA” história. (Lembre-se que os personagens foram sorteados no início desta atividade).
- Recolher as produções e observar se há redundância de informações, palavras repetidas e erros ortográficos.
- Devolver os textos aos grupos. Os autores deverão reescrever suas histórias e ilustrá-la.
- Pedir que um componente de cada grupo leia a produção para os colegas.
- Em conjunto com os alunos monte um mural, que será fixado na sala de aula, com os textos produzidos. Peça a eles que enfeitem em volta os textos e que escrevam um título para o projeto.
SUGESTÃO:
- No laboratório de informática cada grupo deverá abrir o personagem da sua história. Na opção “
Clique aqui para escrever a sua história
...” abrirá uma janela para preencher nome e e-mail. Professor preencha seu e-mail com o nome do aluno.
- Organizar os alunos nos seus grupos de maneira que um narre e o outro digite. Incentivar que façam rodízio para a leitura e digitação.
- Fazer uma revisão do texto digitado indicando aos alunos as devidas correções.
- Se a escola tem site publique o endereço das produções e divulgue na comunidade escolar.