Andréa Marques Leão Doescher, Juliana Maria Cristhiano Gense e Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Estas são aulas que têm o objetivo de trabalhar com os alunos aspectos relacionados a interpretação de texto, bem como aspectos gramaticais – ortografia correta de palavras da Língua Portuguesa. Alunos com Dislexia poderão usufruir destas aulas, uma vez que o recurso utilizado tem característica lúdica e o intuito de facilitar e exercitar a capacidade interpretativa e cognitiva do aluno. Esta característica propicia que a aprendizagem ocorra de maneira dinâmica e prazerosa para todos os alunos, inclusive os que têm Dislexia.
É necessário que os alunos já estejam alfabetizados ou em processo de alfabetização.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para dar início a estas aulas o professor deverá levar os alunos, já divididos em duplas, ao Laboratório de Informática da escola. Em seguida, deverá apresentar o Recurso (Fig. 1) a eles.
Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10846
Figura 1- Imagem do Recurso
O Recurso é uma animação/simulação que traz um texto incompleto com palavras disponíveis para completar as lacunas, permitindo ao aluno exercitar a leitura e interpretação de texto, com introdução a noções de gramática. Nesta atividade, os alunos trabalharão com a interpretação de texto e ainda com a gramática da Língua Portuguesa.
Desta forma, cada dupla (Fig. 2) deverá então, interagir para verificar quais são as palavras que deverão ser inseridas em cada uma das lacunas apresentadas pelo próprio Recurso.
É importante que o professor esteja atento para perceber se os alunos estão tendo dúvidas, para então saná-las.
Figura 2- Imagem de alunos divididos em duplas
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/RwZqhfKjAhI/AAAAAAAAAcI/QmGLTccmBBc/s200/PC060054.JPG Acesso em: 05. Set. 2009.
É importante que o professor discuta com os alunos a resposta correta, para que possa perceber se as duplas acertaram a resposta (e não apenas “chutaram”), se precisaram utilizar as pistas que o Recurso oferece.
Depois de encontrarem a solução do desafio proposto pela Animação/simulação, que é a construção correta da frase, cada dupla deverá construir uma frase (tomando como modelo as do recurso) para trocar com outra dupla.
Feito isso, é importante que o professor peça para que as duplas apresentem as frases construídas, com o intuito de corrigí-las. É importante que os aspectos relacionados à ortografia e pontuação das palavras e frases sejam trabalhadas neste momento.
Observação: As frases construídas pelas duplas poderão ser feitas no computador, especificamente em um editor de texto, e depois impressas!
Para dar continuidade ao objetivo das aulas - construção de frases e interpretação de texto, sugerimos que outra atividade seja feita. Os alunos, ainda divididos em duplas, deverão receber algumas frases que foram escritas de maneira errada para que possam fazer a correção das mesmas, e é importante que sejam explicadas.
Segue abaixo alguns links de sites em que as frases poderão ser encontradas:
http://www.placaserradas.com.br/ (Fig. 3)
http://abcreticencias.wordpress.com/2007/10/page/2/
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Perola_da_nossa_lingua_portuguesa+3110&Grupo=10
http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Perolas_da_nossa_lingua+3103&Grupo=10
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=64910
Figura 3- Imagem do Site "Placas Erradas"
Após fazer as correções, cada dupla deverá apresentar ao professor e aos demais alunos da sala de aula qual foi a solução que encontraram para reescrevê-la.
O professor deverá avaliar se os alunos estão aptos a interpretar frases no momento de leitura e também de formar frases. A grafia correta das palavras também poderá ser observada pelo professor, por meio das atividades de correção e elaboração de frases.