Portal do Professor

Início do Conteúdo

Alfabetizando por meio de histórias em Quadrinhos!

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas são aulas preparadas para que as habilidades de leitura, escrita e também a alfabetização sejam trabalhadas com os alunos. As aulas foram preparadas de maneira a estimular os alunos a ler e, principalmente “treinar” a escrita, por meio da construção de histórias em quadrinhos. Estas são aulas indicadas para alunos que tenham alguma deficiência ou Necessidade Educacional Especial, uma vez que o Recurso utilizado nas aulas tem também esta finalidade.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início à aula, os alunos já deverão estar no Laboratório de Informática, com acesso à Internet. O professor deverá dividi-los em duplas, para que possam participar das atividades propostas.
Após a formação das duplas, sugerimos que o professor apresente aos alunos algumas histórias em quadrinhos.
Esta apresentação poderá ser por meio de Gibis, Tirinhas de Jornais ou por meio dos sites (Fig. 1) abaixo:

Link do site: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq.htm

Figura 1- Imagem do site

Outro site:

http://www.monica.com.br/mural/dorinha.htm

Observação: Este link se refere a um site sobre histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica. As histórias ali contidas versam sobre temas que estão sendo propostos para a elaboração das histórias dos alunos, ou seja (direitos das crianças que têm deficiência).

No início do processo de alfabetização, para que o desenvolvimento da escrita seja construído é importante que um tema seja proposto aos alunos, por isso optamos nestas aulas pelo tema dos direitos das crianças com deficiência, no caso da história - Deficiência Visual! Entretanto, nada impede que o professor escolha outro tema que tenha mais "a ver" com o seu contexto!

Atividade 1

Feito isso, cada dupla deverá elaborar uma história em quadrinhos, utilizando o Software HagáQuê (Fig. 2).


Recomendamos que o professor antes de efetuar estas aulas com os alunos explore o software para que possa auxiliar seus alunos na utilização do mesmo.

Observação: O que é o HagáQuê? Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.
Ao acessar o link “Histórias” o professor e os alunos poderão conhecer algumas histórias para que possam servir como um modelo.
Fonte - Texto disponibilizado pelo Portal do Professor.

RECURSO

Link do Recurso HagáQuê no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=2&tamanhoPagina=25&categoria=9&outrosPaises=false  

Figura 2- Imagem do Recurso HagáQuê

É importante que o professor circule pela s ala de aula para acompanhar a construção das histórias em quadrinhos. Sugerimos que ha ja um tema condutor para a construção das histórias. Estes temas poderiam ser:



- Direito à educação para todos, inclusive as crianças que tem alguma deficiência;

- Direitos dos Deficientes Visuais.

Os alunos terão a possibilidade de elaborar a história e também inserir imagens.


Atividade 2

Após a confecção das histórias em quadrinhos elaboradas pelas duplas formadas, sugerimos que elas (as duplas) troquem suas histórias para que possam ler e conhecer a produção uns dos outros. Trabalhando assim, além da leitura e interpretação de textos, também a produção dos alunos será valorizada!

Recursos Complementares

Sugerimos que em outra oportunidade, o professor trabalhe com os alunos a aula a seguir, publicada no site do Portal do Professor.

Aula: Criação de uma história através de tirinhas de jornais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=860  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das atividades propostas, desde a apresentação das histórias em quadrinhos (trabalhando a leitura e interpretação de texto) até o momento da produção de suas próprias histórias (trabalhando a construção de texto).