Erwin Doescher, Andr?a Marques Le?o Doescher, L?via Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | L?ngua Estrangeira | Escrita e produ??o oral |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Constru??o do espa?o: os territ?rios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | Geografia | Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas |
Com estas aulas o aluno poder? desenvolver vocabul?rio em Ingl?s referente a partes de uma casa, bem como refletir sobre as caracter?sticas arquitet?nicas das casas da localidade em que reside.
N?o h? necessidade de trabalho com conhecimentos pr?vios espec?ficos.
As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.
Estando os alunos no Laborat?rio de Inform?tica, para dar in?cio ?s atividades destas aulas, que tratam do tema ?Houses?, o professor dividir? os alunos em duplas ou trios para que explorem o Recurso Virtual House (Fig. 1).
RECURSO
Virtual House
Figura 1 - Imagem do Recurso
Ap?s os alunos explorarem o recurso, o professor dever? question?-los sobre o que este se trata e quais palavras da L?ngua Inglesa puderam aprender com ele. O professor poder? incentivar que, aqueles que desejarem, escrevam na lousa as palavras referentes a partes da casa ? como visto no recurso.
Feito isto, o professor propor? um debate a respeito do tema ?casas?. Para tanto, levar? um saquinho com v?rias perguntas, dispon?veis no recurso postado abaixo (Fig. 2), para promover o jogo ?Batata Quente? da seguinte forma: todos ouvem uma m?sica enquanto passam um saquinho com as perguntas. Cada vez que a m?sica for interrompida pelo professor, o aluno que estiver com o saquinho na m?o retirar? uma pergunta e a responder? (em Ingl?s ou em Portugu?s).
RECURSO
Quest?es sugeridas para o Jogo ?Batata Quente?
http://www.slideshare.net/jugense/handout-batata-quente-sobre-houses
As perguntas sugeridas no recurso visam, para al?m da fixa??o do vocabul?rio sobre as partes da casa, estimular os alunos a reflex?o sobre as caracter?sticas das moradias em que vivem, j? viveram ou freq?entam (na localidade em que residem).
Observa??o: Caso o professor considere que os alunos ter?o dificuldade para compreender as quest?es durante o jogo, sugerimos que previamente divida os alunos em duplas. Cada dupla procurar?, compreender (com auxilio de dicion?rio bil?ng?e) uma ou duas quest?es, devendo apresent?-las para a turma toda posteriormente. Ap?s este momento, os alunos, ainda em duplas poder?o responder oralmente (debater) as quest?es propostas para o jogo, antes de jogarem em aula aberta.
? muito importante que no momento do jogo ?Batata Quente? o professor atue como mediador auxiliando na compreens?o das perguntas em Ingl?s e estimulando os alunos a elaborarem e realmente discutirem seus pontos de vista, preferencialmente em Ingl?s, criticamente.
A partir do debate proposto, os grupos dever?o desenhar e descrever em Ingl?s as casas que consideram adequadas para:
a) uma fam?lia com tr?s filhos na zona urbana
b) uma pessoa que mora sozinha e trabalha o dia todo na zona urbana
c) uma fam?lia de dez pessoas na zona rural
d) uma ?rep?blica de estudantes?
Para tanto, sugere-se o uso de aplicativos de edi??o de imagem tais como o SumoPaint, uma vez que permitem a edi??o de fotos e tamb?m desenhar, bem como que a imagem criada fique salva online.
RECURSOEditores de Imagem Online
2. http://www.sumopaint.com/flash/sumopaint/
No momento da corre??o desta atividade sugere-se o professor proponha que as duplas avaliem a adequa??o as moradias criadas a partir da pesquisas na Internet sobre o tema ?Direito a Moradia?, para procurar definir quais as caracter?sticas consideradas de uma moradia adequada. De acordo com o ?Pacto de Direitos Econ?micos, Sociais e Culturais? ( 1991), estas s?o:
A. Seguran?a legal de possePara a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):
2. http://www.estadao.com.br/economia/not_eco263732,0.htm
5. http://www.riodemocracia.org.br/riodemocracia/site/acervo/artigo.php?id_content=49
6. http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/02/materia.2009-04-02.1666541371/view
Figura 3 ? Imagem do Site Habitants.org
Ao final deste momento, o professor dever? coordenar um debate em aula aberta, requisitando exemplos destas caracter?sticas.
Os grupos dever?o agora escrever, usando editores de texto, tais como o Microsoft Word, textos que descrevem a resid?ncia criada (Fig. 4), como no exemplo:
This is a yellow house. There is a bathroom, a kitchen, a living room and There are two bedrooms. We like this house because it is big and spacious. The favorite room is the kitchen, because we love eating! This house is adequate for a family of three people that lives in the city.
Ressalte-se que o professor dever? apresentar o modelo de texto previamente, enfatizando o uso das express?es que auxiliam a dar seq??ncia l?gica ao texto: There is/are... / We like. The favorite room is...because. This house is adequate for....
Figura 4 ? Cria??o do texto
Fonte: http://editoraplus.org/wp-content/uploads/2009/07/escrever_pc_1.jpg
Acesso em: 30 de agosto de 2009.
O professor supervisionar? a escrita do texto, orientando e corrigindo nos momentos em que se fizerem oportunos.
Ao final deste momento, o professor propor? um debate em aula aberta sobre a adequa??o das casas criadas, tendo em vista a regi?o e a caracter?stica das fam?lias onde os alunos da turma residem. Os alunos que se sentirem a vontade apresentar?o seus textos, e o professor incentivar? a reflex?o, propondo quest?es ou fazendo interven??es com base no texto lido, em momento oportuno.
Com esta atividade objetiva-se ampliar a vis?o de mundo do aluno a respeito do tema habita??o para que a partir da reflex?o a respei to das caracter?stic as do entorn o em que vivem, desenvolvam vocabul?rio de forma contextualizada e significativa.
1. Antes de propor que os alunos fa?am os desenhos, o professor poder?, ainda, sugerir que os alunos saiam a campo, dando uma volta pelo bairro em que a escola se encontra em colabora??o com o professor de Geografia, para avaliar as caracter?sticas das moradias da regi?o.
2. Para finalizar estas aulas, sugerimos que as imagens e textos sejam publicados em um blog (Fig. 5) da turma. Sugere-se que o professor entre em contato com professores da mesma disciplina, L?ngua Inglesa de escolas, se poss?vel de outras regi?es do pa?s para que visitem este blog com os seus alunos que estejam estudando o mesmo assunto. Estes alunos ir?o comentar sobre as resid?ncias apresentadas, preferencialmente em Ingl?s, pelo contraste com as que imaginam e conhecem dando id?ias para melhoria e modifica??es das resid?ncias sugeridas.
RECURSO: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 5 ? Imagem do Recurso
1. Dicion?rio portugu?s-ingl?s
RecursoDictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor dever? avaliar durante o processo se o aluno internalizou o vocabul?rio referente a resid?ncias nas formas escrita e oral, sabendo utiliz?-lo de forma adequada principalmente no momento da elabora??o dos textos.