Portal do Professor

Início do Conteúdo

Sociologia em ação

Autor e Co-autor(es)

Adriana Monferrari Amorim imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silvva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Filosofia Ética

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Regras de comportamento social, relacionamento e convivência.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de comunidade, sociedade comunitária e societária, tendência single .

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Preparar uma aula introdutória que trate sobre escândalos políticos ou no meio artístico. Selecionar e levar para os alunos ou pedir em aula anterior que os alunos levem para esta aula, artigos, notícias, informações sobre os acontecimentos que envolvam governantes e celebridades diversas. Ou, ainda, dar atenção a um caso específico em que as ações de um indivíduo tiveram repercussão negativa ou positiva no social (em dimensão política, econômica ou religiosa). Expor o fato e suas implicações de acordo com as regras de comportamento, relacionamento e convivência. Convidar os alunos a pensar os argumentos que justifiquem tal ação ou tal acontecimento, relacionando com as normas ou sanções sociais a que tais fatos estão sujeitos.

Caso o professor prefira trabalhar com a realidade do aluno, propõe-se que os alunos relatem um ou dois acontecimentos que tenham causado polêmica na região onde vivem.

A partir do tema escolhido o professor poderá incentivar o debate sobre o caso, ressaltando o comportamento dos indivíduos envolvidos e o desfecho do acontecimento; é interessante fazer com que todos registrem os argumentos construídos pelos alunos.

Sugerimos ainda que o Professor utilize uma notícia recente de repercussão nacional e outra de repercussão local para estabelecer uma comparação em nível regional e federal, entre o micro e o macro cosmo social.

Atividade 2

Em continuação a atividade 1 aplicar a “dinâmica das bexigas” enfocando o comportamento individual em relação ao contexto social. Trabalhar ao máximo os conceitos de valores e sanções sociais que podemos constatar através do processo histórico de cada país e, principalmente, de cada região.


DINÂMICA DAS BEXIGAS

Objetivo: Apresentar a importância do trabalho em equipe aos participantes, que é a base fundamental da relação social e da construção de um Estado forte que assegure os princípios básicos de igualdade e liberdade.

Mínimo de Participantes: 05 por grupo
Máximo de Participantes: 10 por grupo

Duração: 20 minutos

Material para Aplicação: Balões de ar cheios de acordo com o número de participantes.

Procedimento: Encha as bexigas, dê um nó para não esvaziar. Coloque os integrantes em círculo e entregue uma bexiga a cada um. Peça para eles utilizarem apenas uma das mãos e ficarem batendo na bexiga de modo que não a deixem cair no chão. A cada 2 minutos o Professor retira aleatoriamente um dos participantes, dizendo aos demais que tomem conta de sua bexiga e da bexiga do colega que foi retirado, (e assim sucessivamente) … até que os partici pantes percebam que existem muitas bexigas para poucas pessoas tomarem conta. As bexigas que caírem no chão devem permanecer no chão, para que ao final possa ser visível a dificuldade que o ser humano tem em administrar ou querer administrar tudo sozinho ou só podendo contar com poucas pessoas

Observações: Nesta atividade, é importante mostrar que o trabalho em equipe é primordial, e que na vida em sociedade existem vários setores e/ou departamentos, onde a responsabilidade é distribuída. Mas quando deixamos algo por fazer, ou atrapalhamos a equipe, todos saem prejudicados. Isto vale para os trabalhos em grupo (apresentações) desenvolvidos na escola, bem como para as atividades extra-curriculares.

A atividade proposta é uma adaptação da “dinâmica das bexigas”, disponível no seguinte endereço:

http://catequizareeducar-analu.blogspot.com/2009/05/dinamica-da-bexiga.html

Recursos Complementares

Se possível trabalhe o filme "Dersu Uzala" com os alunos, dando ênfase à mensagem de mútua cooperação que existe na trama deste filme fantástico de Akira Kurosawa. Disponível em:

http://filmescomlegenda.blogspot.com/2009/03/dersu-uzala-dersu-uzala-dersou-ouzala.html

Avaliação

A proposta de avaliação neste caso visa levantar o seguinte questionamento de acordo com a evolução das respostas:

Para que serviu a dinâmica?
Como os participantes que foram retirados se sentiram?
Como os participantes que ficaram até o fim se sentiram?
O que fazemos quando não estamos fazendo parte da dinâmica?
Por que obedecemos às regras da dinâmica, principalmente quando nos é dito para sair?
Qual é o comportamento que a sociedade espera de nós?
Por que seguimos regras?
Por que não queremos ser punidos?

Distribua folhas para os alunos pontuarem de 00 a 10 a dinâmica proposta e mostrem as notas para que todos vejam de todos. Destaque as notas muito baixas, perguntando o que poderia ser diferente ou poderia melhorar.