Portal do Professor

Início do Conteúdo

UM PASSEIO NO TREM DA TURMA DA MÔNICA.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro, Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
  • Refletir sobre importância dos meios de transporte;
  • Observar as diferenças existentes entre os meio de transporte terrestres;
  • Caracterizar-se de acordo com as personagens estudadas.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é preciso

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - O professor deverá reunir a turma para orientá-la sobre a atividade que irão desenvolver. Neste momento, é importante salientar os combinados (ninguém deverá se afastar da turma durante o passeio, todos deverão permanecer devidamente sentados enquanto o trem estiver se locomovendo, ente outros.). Após isso, a turma terá a oportunidade de se caracterizar das personagens estudadas.

2º Momento - Com a turma acomodada no TREM DA TURMA DA MÔNICA, o professor deverá, ao longo do percurso, chamar a atenção dos alunos sobre o meio de locomoção que estão utilizando, qual a diferença dele para os meios de locomoção que elas normalmente mais utilizam, ônibus e carro, com relação ao tamanho, a quantidade de pessoas que podem transportar. Deve-se grifar  que o trem usado para o passeio tem algumas características diferentes do trem convencional: não utiliza trilhos, tem tamanho bem menor, se locomove por entre os carros.  Ainda durante o passeio, o professor poderá fazer uma eleição para escolher quais os alunos que estão melhor caracterizados de um determinada personagem (qual a melhor Mônica? qual o melhor Cascão?).

3º Momento - Após o passeio, a turma com o auxílio do professor produzirão um texto narrativo coletivo contando sobre os acontecimentos vivenciados.

Avaliação

No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:

  • Pôr em prática os combinados;
  • Perceber as características marcantes das personagens estudadas na hora de se caracterizar;
  • Refletir sobre as diferenças existentes entre os meios de transporte terrestres (tamanho, forma, função);
  • Ordenar os fatos ao produzir textos narrativos.