Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESCOBRINDO AS DIFERENÇAS DE CADA UM.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro, Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através desta aula, o aluno poderá aprender a:
  • Entender que todos os indivíduos possuem características próprias que os fazem únicos;
  • Compreender que é preciso respeitar as diferenças;
  • Valorizar os colegas  independente da "diferença" que ele possua.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Atividade - Diferenciar os personagens da turma da Mônica.
1º Momento - O professor  faz um diálogo com as crianças  sobre as características de cada personagem e as diferenças existentes entre elas (exemplo: as caracacterísticas fisicas: os dentes da Mônica,  o cabelo da Magali, o cabelo do Cebolinha e as diferenças comportamentais: o modo de falar do Cebolinha,  a higiene do Cascão, entre outros).
2º momento - O professor orienta as crianças para pensar nas diferenças dos personagens e organiza as crianças  em duplas para desenhar o seu companheiro e comparar consigo mesmo,  depois na grande roda, cada criança fala do que existem de diferença física entre si e o colega da dupla.  O professor registra as diferenças  e depois discute sobre a diferença entre os alunos da sala.
Atividade 2 - Dançar em dupla
1º Momento - Partindo das diferenças comportamentais entre os personagens, o professor encaminha a discussão para as diferenças existentes entre os vários alunos que compõem a turma. É justamente aí que ele  tentará fazer com que os alunos percebam a importância de se respeitar às diferenças, sejam elas quais forem, uma vez que cada indivíduo só é especial porque é diferente de todos os outros. 
2º momento -  O professor orienta os alunos para escolher uma atividade e desenvolvê-la em dupla. (como exemplo demostramos uma dupla dançando). No final eles dizem o que pode fazer juntos.

Avaliação

No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:
  • Compreender que cada indivíduo possui características físicas/psicológicas que o fazem um ser único e especial;
  • Perceber com clareza as diferenças marcantes dos seus companheiros de turma;
  • Entender a necessidade de se respeitar as diferenças existentes entre as pessoas para uma boa convivência.