Portal do Professor

Início do Conteúdo

Family tree ? aprendendo sobre os membros da fam?lia!

Autor e Co-autor(es)

Juliana Maria Cristiano Gense imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista J?lio de Mesquita Filho

Andr?a Marques Le?o Doescher e Erwin Doescher, L?via Raposo Bardy

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos
Ensino M?dio L?ngua Estrangeira Compreens?o leitora

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poder? desenvolver vocabul?rio referente ? poss?vel composi??o de uma fam?lia (seus membros).

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de trabalho com conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

As estrat?gias utilizadas ser?o:
- Aula interativa;
- Uso do Laborat?rio de Inform?tica.

Motiva??o

Estando os alunos no Laborat?rio de Inform?tica, para dar in?cio a estas aulas, o professor dever? exibir o v?deo (Fig. 1) e questionar sobre o que se trata.

RECURSO

http://www.youtube.com/watch?v=n608j7ju-Pc&feature=related

Imagem do V?deo Family Members

Figura 1 - Imagem do Recurso

Os alunos, sob orienta??o do professor, dever?o compreender que o v?deo aborda o tema fam?lia, com a apresenta??o de alguns de seus membros.

Observa??o: O v?deo tem a dura??o aproximada de 2:07 (dois minutos e sete segundos) e poder? ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!!


ATIVIDADE 1

Neste momento, sugerimos que o professor divida os alunos em duplas e que apresente o v?deo novamente a eles, solicitando que listem (cada dupla) os membros da fam?lia que aparecem, os quais s?o: grandfather, grandmother, mother, father, baby, sister e brother.

Com base nesta lista, as duplas dever?o construir uma ?Family Tree? usando o recurso postado abaixo (Fig. 2):

RECURSO
Family Tree Builder
http://pbskids.org/wayback/family/tree/  

Family Tree Exercises

Figura 2 ? Imagem do Recurso

O objetivo deste Recurso ? a cria??o da ?rvore geneal?gica com a inser??o de dados sobre os membros da fam?lia, tais como idade, sexo e nome. Sugerimos que o professor o explore antes de utilizar com seus alunos.

O professor dever? orientar os trabalhos dos alunos, para que assistam o v?deo novamente caso necess?rio.

Ao final desta atividade, o professor dever? passar pelas duplas, confirmando se a Family Tree que desenharam est? correta ou n?o e sugerindo as corre??es.

ATIVIDADE 2

Dando seq??ncia, o professor dever? orientar que cada aluno crie a sua Family Tree de forma que esta seja apresentada oralmente para seu parceiro de dupla. Para isto eles poder?o usar o recurso proposto na atividade anterior (Atividade 1) e o postado abaixo (Fig. 3):

RECURSO
Family Members
http://www.languageguide.org/im/family/eng/

Family Members
Figura 3 ? Imagem do Recurso

Este recurso ? ?til para a compreens?o do vocabul?rio referente a fam?lia, uma vez que apresenta as formas escrita e oral das palavras que se referem ao seus componentes, organizados na forma de uma ?rvore geneal?gica.

Durante os trabalhos o professor dever? supervisionar e orientar os alunos para que utilizem o vocabul?rio proposto de forma adequada para se referir aos membros de sua fam?lia.

Ao t?rmino desta etapa, os alunos apresentam suas fam?lias (Family Tree) para o colega da dupla em duplas um ao outro, usando a estrutura: This is (name) my (sister, father, etc).

Neste momento o professor continuar? supervisionando as as duplas, orientando quanto ? pronuncia e ortografia correta das palavras.

Concluindo,as dup las dever?o imaginar uma fam?lia ideal e criar um texto para apresent?-la. Para tanto, sugere-se o uso de editores de texto, tais como o Microsoft Word. O professor dever? corrigir os textos sentando-se com as duplas e orientando quanto ?s adequa??es.

ATIVIDADE 3

Para finalizar estas aulas, os alunos poder?o realizar, em duplas, as atividades propostas no recurso abaixo (Fig. 4):


RECURSO
Family Exercises
http://www.quia.com/cz/224863.html?AP_rand=424680592

Family Tree Exercises

Figura 4 ? Imagem do Recurso


A finalidade do uso deste recurso, ? refor?ar o uso do vocabul?rio e express?es referentes a fam?lia de forma adequada
O professor dever? orientar e supervisionar os trabalhos das duplas neste momento, orientando quanto a utiliza??o do recurso proposto.


Sugest?es

1. Os textos criados pelos alunos poder?o ser postados em um blog da turma. Como por exemplo:

? http://zenildagama.zip.net/

? http://bibliotecaescolararnense.blogspot.com/

O objetivo da cria??o do blog ou do jornal ? incentivar, a intera??o dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opini?es, de pessoas com diferentes idades e experi?ncias de vida. Especificamente, a cria??o do blog, favorecer?, tamb?m, a familiariza??o com as Novas Tecnologias. Informa??es sobre como criar um blog (Fig. 5). podem ser acessadas em:


RECURSO: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

blog

Figura 5 ? Imagem do Recurso

2. Fazer uma pesquisa na comunidade a respeito do n?mero de membros das fam?lias e apresent?-la em Ingl?s, em momento oportuno.

3. Em colabora??o com o professor de Geografia, pesquisar sobre as caracter?sticas das fam?lias brasileiras. Sugerimos os seguintes sites:

? http://www.bluebus.com.br/show/2/86770/do_marinho_a_familia_brasileira_tipica_ja_nao_e_mais_a_mesma

? http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/familia.html


? http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/08/22/em-quatro-decadas-familia-brasileira-encolheu-ja-chefiada-por-mulher-767268097.asp

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar adequadamente o vocabul?rio aprendido sobre fam?lias na produ??o de texto. O texto deve ser coerente e apresentar uma seq??ncia adequada (introdu??o, desenvolvimento, conclus?o).