Portal do Professor

Início do Conteúdo

CANTAR E BRINCAR DE RODA: uma cultura de gerações.

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar e valorizar a cultura popular;  incorporar a sua cultura, traços da cultura popular; desenvolver a noção de espaço e desenvolver os movimentos infantis.  

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momento com duração de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cantigas de rodas.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1 - Brincar, dançar e cantar, uma ação coordenada.


O professor ao brincar com as crianças com as cantigas de roda deve preocupar-se com três aspectos: o processo de aquisição da cultura – o conhecimento da brincadeira (origem e história da brincadeira vinculada a história da infância dos pais, avós e bisavós); desenvolvimento da coordenação de movimentos (pode criar uma harmonia com a quantidade de passos que as crianças conseguirem fazer, planejar e fazer); movimento no espaço limitado (os movimentos planejados no espaço da sala e outros espaços da escola). Para as crianças internalizarem o movimento do corpo no espaço é preciso que elas:
a) Dancem espontaneamente no espaço reservado;
b) Discutam o que não está bem na brincadeira de roda;
c) Desenhem um grande circulo; para fazer a brincadeira de roda e internalizar o movimento em círculo e internalizar uma linha imaginária
d) Criar dançar e desenhar os movimentos e se orientar pelo esquema produzido para internalizar os movimentos e a sequência;
e) Mentalmente deve criar uma linha imaginária como resultado das atividades desenvolvidas.

Atividade 2 – Montar um espetáculo

1º momento - O professor ou professora faz uma grande roda e discute com as crianças como deve  apresentar uma cantiga de roda  para um público.

2º momento – o professor e os alunos demonstram para os pais e alunos da escola o resultado do trabalho realizado na sala de aula.


Exemplo 1 - O primeiro momento da apresentação, as crianças dançaram em círculo, com o corpo voltado para o centro da roda, cantando ciranda-cirandinha.

Exemplo 2 – As crianças se movimentaram com as costas voltadas para o centro da roda e continuaram cantando.

Exemplo 3 – As crianças fazem uma cobrinha e voltam a posição de origem.

Exemplo 4 - Na seqüência dos movimentos as crianças voltaram ao ponto de origem e se reorganizaram, meninas dentro da roda e meninos fora, o movimento da roda de dentro girou em sentido contrario à roda de fora, isso aconteceu da seguinte maneira, a roda de fora mudava o sentido e a de dentro também. Observar a foto a seguir.


Obs. A apresentação do resultado de um trabalho de sala de aula para os pais e para os colegas da escola, só tem sentido quando as crianças expressam essa necessidade.


Exemplo 5 - No ultimo passo, os cavalheiros abriram a roda e as damas ocuparam os seus lugares, voltaram ao ponto de origem para t erminar a grande apres entação, que trouxe alegria e prazer par a as crianças.


Obs. A apresentação do resultado de um trabalho de sala de aula para os pais e para os colegas da escola, só tem sentido quando as crianças expressam essa necessidade.

Avaliação

Avaliar se as crianças a apartir do estudo começam a despertar o interesse por cantigas de roda; se no momento das atividades em sala de aula foram construindo os seus movimentos de forma coordenada.