Portal do Professor

Início do Conteúdo

CULTURA POPULAR: Cantigas de roda.

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Cantar música a partir da vivência com a cultura popular; iniciar o desenvolvimento do conceito de cultura; desenvolver o prazer de cantar para se divertir, para brincar 

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber cantar, saber falar, saber perguntar.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Cantar para brincar, cantar para se divertir.

1º momento - O professor inicia o tema trazendo várias músicas para cantar com as crianças. Como exemplo:

 O Cravo e a Rosa

O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada

O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se a chorar

fonte:  http://4.bp.blogspot.com/_au13aVbJO2I/RhZWmlUdz5I/AAAAAAAAAQg/aVE-W7uT5HM/s320/AMIGOS.gif


Peixe Vivo

Como pode o peixo vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

fonte:  http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK20020_peixes800.jpg

2º momento - A partir da cantoria inicia a pesquisa das músicas cantadas pelos avós e pelos pais. As crianças fazem a pesquisa no contexto familiar e trazem novas músicas  para ensinar ao professor e aos colegas. O professor constrói um painel com todas as músicas que as crianças conseguiram aprender com seus familiares e canta na sala com o grupo. Se for necessário, convida algum pai ou mãe ou algum avô ou avó para cantar na sala de aula com a turma.

fonte:  http://rataplas.files.wordpress.com/2008/05/cantigas_roda1.jpg

Recursos Complementares

Letras de cantigas de roda      http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm#marcha           Infantil

Avaliação

 Avaliar se as crianças conseguiram estabelecer uma conversa com seus parentes, se aprenderam a cantar as músicas ensinadas em casa, se aprenderam a cantar as músicas ensinadas na classe.