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Grandezas e Medidas no CAp UFRJ

Autor e Co-autor(es)

Leticia Guimar?es Rangel imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, L?lian K?ram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender o que ? grandeza e o que ? medida.
  • Distinguir bem os conceitos de grandeza e de unidade de medida.
  • Relacionar diferentes unidades de medida.  Por exemplo: m?ltiplos e subm?ltiplos do metro.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Opera??es com n?mero naturais e decimais.

Estratégias e recursos da aula

Professor, j? reparou que ?s vezes perguntamos em alguma situa??o: ?Que grandeza temos nesta quest?o??, e obtemos respostas como: ?hora?, ?metro?, ?quil?metro? etc.  Essas respostas mostram claramente que os conceitos de grandeza e de unidades de medida se confundem.  Vamos ajudar os alunos a compreenderem bem esses conceitos?

Podemos ent?o come?ar uma aula com a seguinte pergunta: O que ? medir?

Medir ? uma atividade mais comum do que parece. Ao olhar no rel?gio, por exemplo, o que se v? no mostrador ? o resultado de uma medi??o de tempo. Ao comprar 1 quilo de carne no a?ougue ou abastecer o carro no posto de gasolina, tamb?m se est? fazendo medi??es.

Existe uma variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob v?rios aspectos. Por exemplo, imagine uma lata, dessas que s?o usadas para refrigerante. ? poss?vel medir a sua altura, medir o quanto ela "pesa" e pode-se ainda medir quanto l?quido ela pode comportar. Cada um desses aspectos (comprimento, massa e volume) implica numa grandeza f?sica diferente.

Medir ? comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padr?o.

O conceito de grandeza ? fundamental para se efetuar qualquer medi??o. Grandeza pode ser definida, resumidamente, como sendo a caracter?stica f?sica de um corpo que pode ser qualitativamente distinguida e quantitativamente determinada. Aqui vamos precisar de mais exemplos: a altura de uma lata de refrigerante ? um dos atributos desse corpo, definido pela grandeza comprimento, que ? qualitativamente distinto de outros atributos (diferente de massa, por exemplo) e quantitativamente determin?vel (pode ser expresso por um n?mero).

Para determinar o valor num?rico de uma grandeza, ? necess?rio que se disponha de outra grandeza de mesma natureza, definida e adotada por acordo, para fazer a compara??o com a primeira.

Para saber a altura daquela lata, por exemplo, ? preciso adotar um comprimento definido para ser usado como unidade de medida. Para o comprimento, a unidade de medida definida pelo Sistema Internacional de Unidades ( SI), ? o Metro, seus m?ltiplos e subm?ltiplos.

          O Sistema Internacional de Unidades (sigla: SI) ? um conjunto de defini??es utilizado em quase todo o mundo moderno que visa uniformizar e facilitar as medi??es.

Fonte: http://www.ipem.sp.gov.br

Ap?s a compreens?o dos conceitos tratados no texto, alguns exerc?cios podem ser propostos aos alunos.  Acessando o link ( http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Grand_Med_ex.pdf ) , voc? ter? acesso a uma lista com 11 exerc?cios que podem ser utilizados nesta aula.

Os exerc?cios ir?o explorar os seguintes conceitos:

No??o de grandeza e medi??es (exerc?cios 1, 2 e 4).

Unidades de Medidas Padr?o (exerc?cios 3, 4 , 5 e 8).

Transforma??es de unidades de medida ( exerc?cios 6, 7, 9 e 10).

Resolu??o de Problemas envolvendo diferentes grandezas (exerc?cio 11).

Todos os exerc?cios apresentam respostas dispon?veis em  http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Grand_Med_ex.pdf .

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o do aluno pode ser feita levando em considera??o:

  • participa??o em aula;
  • resolu??o de listas de exerc?cios;
  • rendimento em avalia??o escrita.