Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criando rótulos

Autor e Co-autor(es)

Ana Beatriz Gama da Mota imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha trabalhado com o gênero rótulos em situações diversas na sala de aula.

Estratégias e recursos da aula

1. Entregar para cada aluno uma folha contendo o desenho de duas embalagens, diferentes entre si, sem o rótulo.

   * Sugestão: entregar diferentes modelos de embalagens.

     Exemplo: turma de 21 alunos:

     7 alunos: lata de óleo, picolé.

     7 alunos: vidro de doce, saco de farinha.

     7 alunos: caixa de sabonete, achocolatado em pó.

2. Mostrar os modelos das embalagens desenhados nas folhas para toda a turma e realizar a exploração oral dessas.

*  Estas embalagens pertencem a que produtos?

* Onde são vendidos?

* Para que servem?

3. Pedir aos alunos que criem um rótulo com uma nova marca para cada produto, ilustrando-o e pintando-o como quiserem.

Modelos de rótulos para sabão:

http://2.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYKZl5XEI/AAAAAAAAAfo/LfqmLvLgFrE/s320/Rotulo1.jpg                  http://1.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYK_tG6-I/AAAAAAAAAfw/qhoV0oOU5rA/s320/Rotulo3.jpg               http://2.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYKE0uekI/AAAAAAAAAfg/hpwvzKtMJ9o/s320/Rotulo2.jpg

Avaliação

Recolher os trabalhos produzidos para avaliar os seguintes itens:

* O aluno ampliou seus conhecimentos acerca da função social dos rótulos, através da criação de marcas.

* Entendeu a importância da existência da marca para a identificação do produto.

* O aluno conseguiu criar uma marca diferente, demonstrando criatividade em sua produção.

* Utilizou letra maiúscula na marca inventada.