Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ordenando frases - 1º e 2º ano

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Ana Letícia Lima Guedes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Ordenar palavras, formando frases.
· Reconhecer possibilidades diferentes para ordenar uma mesma frase.
· Desenvolver habilidades para produzir estruturas frasais.

Duração das atividades

50 minutos- 1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1-Trabalhar o conceito de frase como uma ou mais palavras de sentido completo. (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)

Explorar a ideia de que apenas uma palavra possa constituir uma frase, desde que esteja inserida em um contexto significativo, transmitindo uma mensagem.

Ex: Em situação de perigo:

      - Socorro!

Essa palavra que representa um pedido de ajuda é uma frase.

2- As palavras selecionadas para a  atividade de ordenação de frases deverão fazer parte da realidade dos alunos.

Os alunos deverão ser capazes de ler essas palavras.

Estratégias e recursos da aula

                                       

O professor deverá escrever cada palavra em uma folha de papel (tamanho A4 ou ofício) para montar uma frase com os alunos.

 Ex:

  DE  

 MENINO  

LEITE   O     BEBE         MANHà       

O professor poderá prender, com fita adesiva, na camisa dos alunos cada palavra e pedir que venham desordenadamente, à frente da turma.
Solicitar ao grupo para ler e ver o que falta para formar uma frase.
Os alunos deverão concluir que será preciso arrumar as palavras de forma que juntas ganhem sentido completo e transmitam uma mensagem.
Então será o momento de experimentar as possibilidades.
Se indicarem apenas uma, desafiar o grupo pedindo para que façam de outros jeitos.
Assim poderão arrumar:
                            O MENINO BEBE LEITE DE MANHÃ .


                            DE MANHÃ , O MENINO BEBE LEITE .


                           BEBE LEITE , DE MANHÃ , O MENINO .

O registro das frases ordenadas poderá ser feito pela turma de forma coletiva em blocão, ou de forma individual, em folha ou caderno, realizado por cada aluno.

Avaliação

Oferecer aos alunos folhas de atividades com a proposta de ordenar frases.

Uma ideia seria a de recortar as palavras e colar, formando frases para avaliar a habilidade de sequência lógica, de estrutura frasal e de expressividade.
Outra forma, poderia ser apresentar as palavras desordenadas, de modo que escrevessem na linha abaixo , as frases ordenadas.

Sugestão para o professor:

Arrume as palavras e forme frases:

A-  menino    televisão    O     vê

___________________________________________________

B-   crianças   no    brincam   As    bola    de     recreio

____________________________________________________

C-  Ricardo   vão   e    Patrícia   cinema    ao

____________________________________________________

D-   caminha   calçadão   Papai   no  Ipanema   de

____________________________________________________

O professor também poderia pedir as crianças para desenharem as frases ordenadas.