Portal do Professor

Início do Conteúdo

Nosso bairro, nossa história

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pesquise o que os alunos já conhecem sobre a história do bairro.

Estratégias e recursos da aula


 Suscitando o desejo de construir a memória local...

  • Proporcione o acesso dos alunos ao registro da exposição Cortinas do Tempo, com imagens e textos referentes a locais de São Paulo.
  • Estimule-os a identificar elementos nas imagens que já não compõem o cenário urbano atual. Pergunte-lhes a quanto tempo suas famílias são moradoras do bairro em que moram e se têm vizinhos que moram no local há mais tempo.

Coletando Histórias...

  • Divida a turma em trios e proponha que  façam entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem,  construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Peça que durante as entrevistas consigam emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes.
  • Oriente  que se  forem fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".

Organizando as  Histórias...

  • Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente  a partir das histórias dos depoentes. Lembre seus alunos sobre a importância de citar as fontes de informação!
  • No laboratório de informática da escola, usando um scaner,  digitalizem as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto e fotografem os objetos. Salvem as imagens em formato jpg .
  • Ajude os alunos a pensarem sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas.

Socializando Histórias...
 

Para socializar as memórias dos moradores do bairro, proponha a criação de um Blog. A palavra Blog é a abreviatura do termo em inglês weblogs. Os blogs nasceram com o objetivo de expressar acontecimentos, idéias e sentimentos, tal como um diário virtual. Hoje assumiram diferentes possibilidades de publicação, nas mais diversas áreas e assuntos.

Seu uso na escola permite a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre projetos em andamento, além da publicação de fotos, vídeos e desenhos... Sua estrutura privilegia a interatividade, permitindo que os leitores deixem comentários. A publicação do blog pode ocorrer colaborativamente, bastando que os alunos participantes do projeto tenham uma conta de e-mail associada ao Blog.

Um dos serviços gratuitos para publicação de Blogs mais conhecidos é o Blogger. Veja como é fácil publicar:

Criem uma conta em www.blogger.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger.jpg
 

Se vocês já tiverem uma conta do Google (gmail, orkut...), poderão utilizá-la...Ou criem a conta ao acessar o Blogger.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger11.jpg

Dêem um nome para o Blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger2.jpg

e escolham um modelo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger3.jpg

Organizem o lay out da página e, na opção "Adicionar um Gadget," adicionem complementos tais como: espaço para apresentação de slides, enquetes, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger5.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger8.jpg

Para publicarem os textos, basta clicar em Postagem, digitar e fazer as formatações que quiserem. Salvem a postagem e a publiquem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger4.jpg

É possível inserir imagens que vocês salvaram no computador, pendrive , CDs, etc...

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger7.jpg

...e inserir vídeos também!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger6.jpg

Incentive que os grupos deixem comentários nas postagens da turma, promovendo a interação e a comunicação dos participantes do projeto.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Cortinas do tempo Animação/simulação

Recursos Complementares

Conheçam um blog também feito em escola: o "Netescrita", disponível em http://netescrita.blogspot.com. Conheçam Projetos de Memória Local em http://www.museudapessoa.net/historias/historias_votorantim.shtml

Avaliação

Observe os avanços dos alunos na produção textual, bem como, a integração da escrita e a imagem na organização das informações. Discuta também com os grupos o grau de colaboração que conseguiram atingir na produção coletiva.