Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Suscitando o desejo de construir a memória local...
Coletando Histórias...
Organizando as Histórias...
Socializando Histórias...
Para socializar as memórias dos moradores do bairro, proponha a criação de um Blog. A palavra Blog é a abreviatura do termo em inglês weblogs. Os blogs nasceram com o objetivo de expressar acontecimentos, idéias e sentimentos, tal como um diário virtual. Hoje assumiram diferentes possibilidades de publicação, nas mais diversas áreas e assuntos.
Seu uso na escola permite a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre projetos em andamento, além da publicação de fotos, vídeos e desenhos... Sua estrutura privilegia a interatividade, permitindo que os leitores deixem comentários. A publicação do blog pode ocorrer colaborativamente, bastando que os alunos participantes do projeto tenham uma conta de e-mail associada ao Blog.
Um dos serviços gratuitos para publicação de Blogs mais conhecidos é o Blogger. Veja como é fácil publicar:
Criem uma conta em www.blogger.com
Se vocês já tiverem uma conta do Google (gmail, orkut...), poderão utilizá-la...Ou criem a conta ao acessar o Blogger.
Dêem um nome para o Blog
e escolham um modelo
Organizem o lay out da página e, na opção "Adicionar um Gadget," adicionem complementos tais como: espaço para apresentação de slides, enquetes, etc.
Para publicarem os textos, basta clicar em Postagem, digitar e fazer as formatações que quiserem. Salvem a postagem e a publiquem.
É possível inserir imagens que vocês salvaram no computador, pendrive , CDs, etc...
...e inserir vídeos também!
Incentive que os grupos deixem comentários nas postagens da turma, promovendo a interação e a comunicação dos participantes do projeto.
Nome | Tipo |
---|---|
Cortinas do tempo | Animação/simulação |