Portal do Professor

Início do Conteúdo

PREPARAÇÃO PARA VISITA ORIENTADA AO ZOOLÓGICO

Autor e Co-autor(es)

CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

MARIA CAMILA AVELINO SILVEIRA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. Perceber a função dos zoológicos nos espaços urbanos
  2. Desenvolver senso crítico sobre a forma positiva/negativa com que o homem se relaciona com os animais.

Duração das atividades

1 Aula de 150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber diferenciar seres vivos de não vivos.

Estratégias e recursos da aula

  • Propor uma sessão de cinema na escola e sugerir o filme Madagascar.  
  • Assistir ao filme Madagascar (1 hora e 30 min).
  • Estabelecer uma discussão com os alunos sobre a relação do homem com os demais seres vivos.

        Na natureza, o homem divide o espaço em que vive.

  • Com quem ele divide esse espaço?
  • De que maneira o homem se relaciona com os outros seres vivos?
  • Listar na lousa as ideias dos alunos.      

Provavelmente os alunos irão falar sobre animais com os quais convivem e sobre aqueles que têm curiosidade de conhecer.

Caso eles citem exemplos de animais domésticos, o  professor deverá  contribuir  de forma a fazer apenas essa  diferenciação, deixando para mais tarde o aprofundamento desses  conceitos.

  • Todos esses animais podem conviver com o homem?

Aproveitar esse momento para perguntar em que lugar na cidade podemos conhecer melhor os animais selvagens.

Diante da provável resposta: zoológico, discutir e concluir a função  desses espaços nos centros urbanos.

Caso a idéia de ir ao zoológico da cidade não apareça, ele deverá fazer a sugestão da visita.

Levar os alunos a tomarem consciência da responsabilidade do homem com as espécies  de animais em extinção.

Eles deverão entender que o homem está intimamente ligado a extinção ou sobrevivência dessas várias espécies e refletir se os homens tratam os animais selvagens de forma correta.

Recursos Complementares

FILME “MADAGASCAR” DA DREAM WORKS .

VISITA AO SITE: www.adorocinema.com/filmes/madagascar

Avaliação

Depois de combinar a visita ao zoológico, os alunos deverão  escolher um animal sobre o qual gostariam de conhecer, elaborar e registrar suas perguntas no bloco que levarão ao passeio. As questões deverão ser baseadas na legítima curiosidade das crianças. 

O professror poderá também sugerir questões e ajudá-los a organizar o que querem pesquisar sobre os animais.

Sugestões de perguntas:

Nome do animal:

Que classe esse animal pertence?
Como é o seu habitat natural?
Como é revestido o seu corpo?
Como é sua alimentação?
Como ele se reproduz?
Como se locomove?