Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Física | Matéria e radiação |
| Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
| Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
| Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
| Ensino Médio | Filosofia | Ética |
| Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
O professor pode colocar a música "Pais e filhos" do Grupo Legião Urbana, onde o filho pergunta ao Pai porque o céu é azul: “Me diz porque que o céu é azul...”
A música do Legião Urbana - Pais e filhos (ao vivo) letra e execussão, pode ser acessada pelo site a seguir ou clicando na figura abaixo : http://cifraclub.terra.com.br/legiao-urbana/pais-filhos-3342/
O professor pode continuar a aula falando sobre ondas sonoras e ondas luminosas, respectivamente ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.
Onde cada uma pode propagar e sobre a velocidade de propagação das mesmas.
Para destacar a luz infravermelha, que embora chegue a Terra proveniente do calor do Sol , nós não a vemos, passe o filme a seguir, recurso do portal do professor, que mostra como enxergamos as cores e se fossem vistas apenas as radiações infravermelhas como veríamos as coisas. O filme mostra o calor das diversas partes de diferentes corpos vistos com uma câmera detectora de infravermelho. O filme está em outra língua, mas o professor pode explicar o que as figuras ilustram.
Infrared: more than your eyes can see
Veja o espectro eletromagnético a seguir e localize os raios de luz infravermelha.
Espectro eletromagnético obtido do site:
http://www.cpqd.com.br/file.upload/2118391450/espectro_15.jpg
O professor pode dar o texto a seguir para os alunos e a partir dele pedir que elaborarem um resumo explicando a cor azul do Céu.
A luz azul tem uma frequência que é muito próximo da frequência natural dos átomos dos gases que constituem a atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul troca energia por meio de ressonância com os elétrons das camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções num processo chamado dispersão de Rayleigh .
A luz vermelha é transmitida e continua em sua direção inicial, quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
Onde não há atmosfera (espaço interestelar), os raios do sol não sofrem dispersão, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Assim, como não há partículas para difundirem a Luz no espaço, os astronautas vêem um céu negro!
Em Júpiter ocorre um processo semelhante ao da Terra e lá observa-se um céu azul também. Já em Marte o céu é rosado, lá a atmosfera é poluída pela presença de óxidos de ferro oriundos do solo. Se fosse limpa, ela também seria azul.
Para direcionar as discussões o professor pode levantar as questôes a seguir:
O professor deve questionar durante as atividades :
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Infrared: more than your eyes can see | Vídeo |
Musica do Legião Urbana, do site a seguir.
http://cifraclub.terra.com.br/legiao-urbana/pais-filhos-3342/
Pode ser avaliado o conhecimento adquirido, observando as respostas aos questionamentos durante as atividades.