Portal do Professor

Início do Conteúdo

De onde surgiu o futebol?

Autor e Co-autor(es)

Adriano de Paiva Reis imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de identificar o processo de evolução histórica do futebol.

Duração das atividades

3 aulas (150 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conteúdos prévios a serem trabalhados para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Perguntar aos alunos se eles sabem como o futebol surgiu e quem o inventou. Relatar a eles a história contida em www.suapesquisa.com/ futebol / e http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html. e propor a forma dramatizada do “gioco del calccio”, jogo realizado na Itália há muito tempo atrás.

Obs.: pode-se também mosrar as fotos abaixo como forma de ilustração:

Atividade 2:

Dividir os alunos em duas equipes, e separar o pátio do colégio em duas partes. Dar a cada uma das equipes uma bola e pedir que a esconda. Explicar que será vencedor a equipe que trouxer a bola adversária ao seu campo, da forma que achar mais conveniente. Se a pessoa que estiver com a bola for pega, esta deverá devolver a bola para que seja escondida novamente. A pessoa sem a bola que estiver no campo adversário não pode ser “colada”.

Atividade 3:

Após esta prática, o professor deve questionar a respeito dos aspectos do jogo, se a prática foi divertida, qual foi a forma mais fácil de trazer a bola ao seu campo (se lançando, chutando, ou carregando). Relatar aos alunos que esta prática foi proibida por ser muito violenta e que um novo jogo foi criado a partir deste, onde novas regras foram colocadas para que pudesse ser praticado mais facilmente, principalmente nas escolas da Inglaterra.

Atividade 4: 

Propor aos alunos que se dividam em duas equipes, onde deverão pegar uma bola e levar até uma meta (em inglês “goal”), utilizando as mais diversas partes do corpo. Cada “goal” deve ter um defensor (que, naquela época se chamava bedel).

Obs. Para evitar a violência, pode-se colocar um lenço pendurado na bainha da bermuda dos alunos e, para pará-lo, este lenço deve ser retirado por um jogador da outra equipe. Além disso, seria interessante não dizer aos alunos que esta bola pode ser chutada, deixando que eles descubram.

Atividade 5:

 Perguntar aos alunos quais foram as formas com que eles conduziram a bola até o goal ( chutando, carregando, lançando com as mãos, etc.) A partir das respostas, relatar aos alunos que alguns esportes surgiram desta prática, o handball para aqueles que preferiram util izar somente as mãos, o rugby para aqueles que utilizam os dois e o futebol para aqueles que resolveram utilizar somente os pés.

Recursos Complementares


Avaliação

Elaboração de cartazes contando a história do futebol.