Luciana de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o oral |
- Membros da fam?lia
- Possessivos adjetivos
- Caso genitivo ('s)
Essa aula pode ser trabalhada com alunos iniciantes, ou melhor dizendo, os chamados "false beginners". ? necess?rio que j? tenham tido algum contato com a l?ngua, de modo que reconhe?am algumas palavras e alguns cognatos. Devem tamb?m ter uma no??o do verbo "to be" sendo usado para identifica??o. Todos os enunciados est?o em ingl?s, mas um vocabul?rio simples ? usado e o professor pode ajudar sempre que julgar conveniente.
Prepara??o:
1. C?pia do material para os alunos ou duplas de alunos. Esse material foi criado pelas autoras e est? dispon?vel em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/all-about-me-and-my-family (acesso em 19/09/09)
1? aula
1. Leia o t?tulo da li??o / aula e chame a aten??o para as fotos. Pergunte: ?Do you know these people??. Provavelmente a maioria responder? que sim, incentive-os e auxilie-os a responder em ingl?s: ?Yes, I do. / No, I don?t.? Desenvolva a atividade oralmente, perguntando seus nomes e a rela??o entre eles. No entanto, n?o traduza seus nomes nem o grau de parentesco j? que esses s?o itens das pr?ximas atividades.
2. Pe?a que os alunos leiam o enunciado, os nomes e fa?am a atividade. Leia os nomes em voz alta e pe?a que repitam. Mais uma vez, n?o traduza e incentive-os a fazer dedu??es, por exemplo: Huey, Dewey e Louie s?o nomes parecidos na pron?ncia e portanto devem estar associados de alguma forma. Exemplifique mencionando fam?lias cujos nomes dos filhos sempre come?am com uma determinada letra. Al?m disso, existe uma fam?lia brasileira e outros nomes bem conhecidos com Donald, Mr. Incredible, Elastigirl.
Resposta: 1? figura (da esquerda para a direita) ? Dash, Violet, Mr. Incredible, Elastigirl, Jack-Jack. 2? figura (da esquerda para a direita) ? Huey, Louie, Dewey, Donald Duck. 3? figura (da esquerda para a direita) ? Pedrinho, Dona Benta, Narizinho.
3. Retomando a discuss?o da primeira atividade, os alunos devem decidir quais afirma??es s?o verdadeiras sobre as fotos / ilustra??es. Resposta: b, d.
4. Nessa atividade, os alunos devem desembaralhar as letras e formar palavras relacionadas ? fam?lia. Provavelmente conhecer?o as palavras mais comuns, freq?entes em filmes e desenhos animados como father(b), mother(e), son(g). Algumas podem ser deduzidas a partir dessas palavras mais conhecidas. S?o elas: grandmother(a), grandson(d). Auxilie-os a descobrir as demais: daughter(i), granddaughter(f), uncle(c), nephew(h). Em seguida, eles devem escrever esses nomes (membros da fam?lia) junto a cada personagem da atividade 1.
Resposta: 1? figura (da esquerda para a direita) ? Dash (son), Violet (daughter), Mr. Incredible (father), Elastigirl (mother), Jack-Jack (son). 2? figura (da esquerda para a direita) ? Huey, Louie, Dewey (nephews), Donald Duck(uncle). 3? figura (da esquerda para a direita) ? Pedrinho (grandson), Dona Benta (grandmother), Narizinho (granddaughter).
5. Mais uma vez, os alunos far?o dedu??es a fim de completar a tabela com os membros da fam?lia. Se poss?vel, os alunos tamb?m poder?o consultar o dicion?rio durante a realiza??o da atividade. H? duas linhas em branco para que os alunos possam inserir membros da fam?lia n?o mostrados pela atividade, como: great grandfather ou mother, father (mother)-in-law, entre outros.
Respostas: Grandfather / Grandmother; Grandson / Granddaughter, Husband / Wife, Son / Daughter, Uncle / Aunt, Nephew / Niece, Stepfather / Stepmother, Half-brother / Half-sister.
Ap?s completar toda a tabela, leia as palavras em voz alta e pe?a que os alunos repitam. Opcionalmente voc? pode citar uma fam?lia famosa, como Os Simpsons, e ? medida que disser o nome de um dos membros dessa fam?lia, os alunos devem dizer o parentesco correto, por exemplo: Homer (father), Marge (Mot her), Bart (son), L isa (daughter), Maggi e (daughter).
2? aula
6. Nem todos os membros da fam?lia foram apresentados na atividade anterior, pois alguns possuem apenas uma forma, ou seja, n?o possuem as formas do masculino e feminino. Novamente, se poss?vel usando o dicion?rio, os alunos encontrar?o a melhor ?defini??o? para cada membro da fam?lia. Respostas: I. b, II. c, III. c, IV. a.
7. Esse quadro apresenta alguns exemplos do caso genitivo (apostrophe + s) e uma breve explica??o sobre o seu uso. Leia as frases em voz alta, forne?a mais alguns exemplos citando estabelecimentos na cidade (verifique isso antes, provavelmente h? um Antonio's Bar, ou algo parecido na sua cidade), os pr?prios alunos e seus materiais escolares (Pedro?s book, Carol?s pencils, Lucas? pencil case, etc) e at? mesmo parentes, pois frequentemente na mesma escola h? alunos da mesma fam?lia.
8. Seguindo os exemplos e a explica??o do quadro anterior, os alunos dever?o explicar o grau de parentesco entre os personagens mostrados na atividade 1. Na verdade, os alunos j? nomearam e associaram o vocabul?rio de membros da fam?lia a esses personagens. O que far?o agora s?o frases completas, observando a rela??o entre alguns personagens espec?ficos.
Resposta: a) Mr. Incredible is Elastigirl?s husband. / b) ?Dash? is Mr. Incredible?s son. / c) Violet is Mr. Incredible?s daughter. / d) Elastigirl is Jack-Jack ?s mother. / e) ?Dash? is Jack-Jack?s brother. / f) Violet is Dash?s sister. / g) Donald Duck is Huey?s uncle. / h) Huey, Louie, Dewey are Donald Duck?s nephews.
9. Da mesma forma que na atividade anterior, os alunos escrever?o frases descrevendo o grau de parentesco entre os famosos. H? tr?s itens em branco para que os alunos completem com outros famosos ou personagens de novelas, filmes, desenhos animados. Esses tr?s ?ltimos itens tamb?m podem ser feitos como atividade de para casa para que os alunos tenham chance de pesquisar sobre outras fam?lias famosas.
Respostas: a) Angelina Jolie is Brad Pitt?s wife. / b) Joe, Nick and Kevin Jonas are brothers / c) Xuxa is Sasha?s mother. / d) Ronaldo is Ronald?s father. / e) Ayrton is Viviane Senna?s brother.
3? aula
10. Ap?s ter trabalhado o vocabul?rio falando sobre fam?lias famosas, os alunos dever?o desenhar a ?rvore geneal?gica da sua fam?lia abrangendo o m?ximo de parentes poss?vel (av?s, tios, primos maternos e paternos). Em seguida, devem descrever o grau de parentesco entre essas pessoas.
4? aula
11. Explique que, em duplas, os alunos ir?o descrever e comparar suas fam?lias. Apresente o box ?Useful language? e demonstre as poss?veis intera??es. Promova a repeti??o em voz alta das perguntas e poss?veis respostas. Estimule os alunos a estender a conversa, tentando descobrir mais detalhes sobre a fam?lia do colega. Pe?a exemplos de algumas outras perguntas que tamb?m podem ser usadas e as escreva no quadro. Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala, ou?a as duplas e ajude-os quando necess?rio.
12. Ap?s terem descrito suas fam?lias em pares, os alunos apresentar?o os fatos e curiosidades para toda a turma. Incentive e auxilie os mesmos a contar essas ?descobertas? em ingl?s. Se isso n?o for poss?vel, incentive-os a "misturar" as duas l?nguas, usando o Portugu?s para montar a estrutura da hist?ria e o vocabul?rio que eles souberem em Ingl?s.
Propor uma pesquisa sobre fam?lias. Os alunos devem entrevistar (em Portugu?s) vizinhos, pessoas mais jovens, mais idosas e comparar o tamanho dessas fam?lias. As descobertas das pesquisas ser?o apresentadas em ingl?s em sala de aula atrav?s de cartazes (?rvores geneal?gicas, gr?ficos). Ap?s a apresenta??o em sala, esses cartazes podem ser afixados nos corredores da escola.