Portal do Professor

Início do Conteúdo

Extraindo cores de legumes e verduras

Autor e Co-autor(es)

Adriana Szilagyi Leão imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Observar as cores presentes nos legumes ou verduras;
• Nomear as cores presentes nos legumes;
• Vivenciar a experiência de extrair cor de legumes e verduras.

Duração das atividades

Esta aula terá duração de aproximadamente 2 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula o professor deve explorar nas crianças o que elas já sabem sobre os legumes trabalhados nesta experiência (cor, textura, cheiro, paladar).

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deverá trazer para a roda, legumes de cores fortes que seja fácil a extração da cor, como por exemplo: beterraba, cenoura, espinafre. No caso dos legumes (beterraba e cenoura), o professor poderá, inicialmente, perguntar que cores são aquelas e cortar os legumes. Depois de cortados, o professor incentiva as crianças a friccioná-los como carimbos num pedaço de tecido para ver que resultados se pode obter a partir dessa ação.

Segundo momento: Após esse primeiro momento de exploração dos legumes, o professor levará para sala um liquidificador e baterá, separadamente, a beterraba, a cenoura e o espinafre com um pouco de água (como se estivesse fazendo um suco). Em seguida o professor deverá coar o suco, separando o bagaço do líquido que mais tarde será utilizado como “tinta”.

Terceiro momento: Neste momento as cores obtidas deverão estar dispostas em vasilhas diferentes e cada criança receberá um pedaço de tecido (de preferência branco) e um pincel para explorar essas cores e suas possibilidades, no tecido. As crianças pintarão livremente seu pedaço de tecido, usando as cores extraídas das verduras e legumes.

Obs. O tecido pode ser substituído por papel peso 40 que absorverá a tinha melhor que o papel ofício.

Quarto momento: Terminada esta atividade, professora e crianças voltam à roda para discutir o nome das cores obtidas e apreciar seus efeitos na pintura. As telas pintadas, depois de secas, devem ganhar uma moldura de papel cartão colorido e depois o grupo organizará uma exposição na sala. No dia seguinte o grupo pode convidar a turma ou turmas vizinhas a sua sala para visitar a exposição e explicar o processo de obtenção das tintas.

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores dos legumes e verduras trabalhados na experiência;
• Explorar as cores extraídas dos legumes e verduras em sua pintura;

• Apreciar o resultado da experiência com interesse e prazer.