Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Os alunos poderão:
• Observar e participar do processo de feitura de um pão;
• Participar da leitura de uma receita culinária;
• Registrar com desenho a experiência vivida.
Para uma melhor compreensão dessa aula, os alunos deverão ter participado da aula: “Extraindo cores de legumes e verduras”
O professor deverá selecionar uma receita de pão de beterraba (sugestão de sites que contém essas receitas: http://www.culinaria-receitas.com.br/paes-e-lanches/pao-de-beterraba.html, http://www.soreceitas.com/receita/975/pao_de_beterraba,
http://www.livrodereceitas.com/paes/paes1023.htm) ou se preferir, pode ser uma receita de pão de beterraba, cenoura ou espinafre (sugestão de receita está no site: http://portalamazonia.globo.com/culinaria.php?idReceita=88) o importante é a cor que o pão vai ficar.
Primeiro momento: O professor deverá trazer a receita escrita em cartolina (com letra bastão) e fará uma leitura coletiva com as crianças. Depois de fazer essa leitura, ele deverá combinar com seus alunos como farão o pão.
Segundo momento: Após os combinados, levar todos os ingredientes, a receita e os alunos para a cozinha experimental (ou o lugar apropriado para fazer culinária na sua escola). Ler com as crianças o modo de preparo da receita e ir fazendo.
Terceiro momento: Depois de pronto, o professor levará o pão para sala, cortará fatias e, antes da degustação, conversará com eles sobre como o pão ficou:
- Qual a cor do pão?
- Por que será que o pão ficou dessa cor?
- Existe algum outro alimento que vocês conhecem dessa cor?
Depois é hora de degustar. Bom apetite!
Quarto momento: Após essa atividade saborosa, o professor deverá possibilitar que as crianças registrem, através do desenho, a experiência vivenciada. O registro é muito importante.
O professor deverá observar se ao final da aula as crianças conseguiram
• Participar do momento da leitura da receita;
• Envolver-se com a preparação culinária;
• Registrar coerentemente o que foi pedido.