Portal do Professor

Início do Conteúdo

Agrupando objetos pela cor

Autor e Co-autor(es)

Adriana Szilagyi Leão imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos utilizando o atributo cor.

Duração das atividades

Esta aula terá duração de aproximadamente 20 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa atividade é importante que os alunos tenham familiaridade com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deverá trazer para o grupo blocos de madeira nas cores azul, verde, vermelho e amarelo. Mostrará para seus alunos e pedirá para que eles organizem esses blocos em quatro recipientes distintos. Observar o que acontece. (Em geral as crianças nessa faixa de idade distribuem aleatoriamente os objetos nos recipientes).

Segundo momento: Após essa primeira organização, o professor deverá propor uma discussão para perceber qual foi a lógica da criança ao fazer a distribuição dos blocos. Em seguida perguntará se existe uma outra forma de organizá-los e sugerir que as crianças organizem os blocos pelas cores. Observar como as crianças procederão na realização da atividade proposta.

Terceiro momento: Em seguida o professor deverá questionar com as crianças sobre a forma de organização anterior (todas as cores misturadas) e nova organização feita (separado por cor) solicitando que estas mencionem o nome das cores dos blocos contidos em cada recipiente. depois o professor mostrará para as crianças dois potes cada um contendo blocos de uma cor diferente e perguntará as crianças se são iguais. Se a resposta for negativa, explorar os motivos que os tornam diferentes. 

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos através do atributo cor.