Portal do Professor

Início do Conteúdo

Banho de grude colorido com tintas naturais

Autor e Co-autor(es)

Adriana Szilagyi Leão imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Nomear e identificar as cores trabalhadas;
• Desenvolver a consciência corporal;
• Experimentar uma nova textura com o corpo;
• Vivenciar um momento de cooperação e respeito com o outro.

Duração das atividades

Esta aula terá duração de aproximadamente 4 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta atividade o professor deverá conversar coma s crianças sobre as possibilidades de pintura para o corpo e apresentar uma outra possibilidade: a do banho de grude.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deverá preparar uma receita de grude, utilizando goma de mandioca e água. Esta mistura deve ser feita na sala de aula e em seguida, crianças e professor deverão ir até a cozinha para cozinhar o grude e observar a nova consistência adquirida pela mistura.

Segundo momento: Após o cozimento do grude, este deverá ser separado em três recipientes. Cada recipiente receberá uma cor diferente extraída da beterraba, da cenoura e do espinafre. O professor deverá manter um diálogo com as crianças sobre a nova cor obtida pelo grude, a espessura, o cheiro etc.

Terceiro momento: O professor levará as crianças para um local adequado da escola em que estas deverão estar usando trajes de banho e então possam lambuzar seus corpos, explorando cores, textura e sensações que um banho de grude pode proporcionar as crianças. Nesta atividade é muito comum que as crianças espalhem o grude não apenas em seus corpos, mas no de seus colegas, proporcionando uma grande festa.

             

Quarto momento: Terminado o banho de grude, as crianças deverão ser convidadas a tomar banho de chuveiro ou de mangueira para retirada no grude de seus corpos. Neste momento elas geralmente apresentam atitudes de cooperação, ajudando uns aos outros na retirada do grude de seus corpos.

Avaliação

O professor deverá observar se com esta aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores que tingiram o grude;
• Melhorar sua consciência corporal.