Edson Luis Nunes Jos? Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Ensino M?dio | F?sica | Movimento, varia??es e conserva??es |
Compreender o Princ?pio do funcionamento e aplica??o de um sif?o.
Avaliar a causa da transfer?ncia do l?quido entre os recipientes atrav?s do sif?o.
Press?o dos fluidos e o Princ?pio de Stevin.
O professor poder? fornecer valores de H e h e pedir aos alunos que calculem a diferen?a de press?o entre os n?veis de ?gua nos recipientes para o instante iminente a transfer?ncia do l?quido de um recipiente para o outro, nos dois casos, (Figura 01-A e Figura 02-A). Pedir tamb?m para calcular a diferen?a de press?o entre esses dois n?veis ap?s a transfer?ncia da ?gua na Figura 02 (Figura 02-B).
Perguntar; porque n?o houve transfer?ncia total da ?gua para o outro recipiente, cessando quando a ?gua atingiu o mesmo n?vel nos dois vasos? Seria poss?vel esses n?veis serem diferentes nessa situa??o?