Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como funciona um sif?o

Autor e Co-autor(es)

Jos? ?ngelo de Faria imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luis Nunes Jos? Marcelo Gomes Isnard Domingos Ferraz Daniel Rodrigues Ventura

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Ensino M?dio F?sica Movimento, varia??es e conserva??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o Princ?pio do funcionamento e aplica??o de um sif?o.

Avaliar a causa da transfer?ncia do l?quido entre os recipientes atrav?s do sif?o.

Duração das atividades

Uma aula (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Press?o dos fluidos e o Princ?pio de Stevin.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

Avaliação

O professor poder? fornecer valores de H e h e pedir aos alunos que calculem a diferen?a de press?o entre os n?veis de ?gua nos recipientes para o instante iminente a transfer?ncia do l?quido de um recipiente para o outro, nos dois casos, (Figura 01-A e Figura 02-A). Pedir tamb?m para calcular a diferen?a de press?o entre esses dois n?veis ap?s a transfer?ncia da ?gua na Figura 02 (Figura 02-B).

Perguntar; porque n?o houve transfer?ncia total da ?gua para o outro recipiente, cessando quando a ?gua atingiu o mesmo n?vel nos dois vasos? Seria poss?vel esses n?veis serem diferentes nessa situa??o?